SENAR INICIA CURSO DE OLERICULTURA EM RUBINEIA

Publicado em 15/03/2024 11:03

O Governo do Município de Interesse Turístico de Rubineia, por meio do Departamento de Agricultura e Pecuária, e em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), deu início na última quarta-feira (13) ao curso de Olericultura Básica.

 


Olericultura é o processo pelo qual se extraem camadas do solo para serem analisadas em laboratório onde se verificará a disponibilidade de seus nutrientes. O curso é oferecido aos moradores do bairro Lagoa da Garça, que colocaram em prática o projeto da Horta Comunitária.


“O objetivo é capacitar as pessoas para realizar o plantio de hortaliças, com técnicas adequadas no manejo, buscando sempre o aumento da produtividade e da qualidade da produção”, explicou a instrutora do Senar, Mariley Almeida.
Cada participante poderá coletar uma amostra de solo que será encaminhada ao laboratório por conta do Sindicato e do Senar.


“Temos uma grande parceria com os moradores do bairro Lagoa da Garça. Cedemos uma área e maquinário à Associação dos Moradores para a realização da horta comunitária e também furamos o poço. Agora, com os cursos, eles aprenderão muitas técnicas para a manutenção da horta. Parabéns a todos pelo projeto e pela dedicação”, explicou o prefeito Osvaldor Lugato.
Durante o ano inteiro, a prefeitura, o Senar, Sebrae e Sindicato Rural oferecerão uma sequência de cursos, como compostagem, produção de mudas, instalação da lavoura, manejo e tratos esculturais, controle de pragas e doenças, colheita, entre outros.
Na cerimônia de abertura, estiveram presentes a primeira-dama, Flávia Lugato; a diretora de Assistência Social, Vilma Rossafa; e o diretor de Agricultura e Pecuária, Silvano Gonçalves.

Última Edição