ALERGIA, INTOLERÂNCIA, HIPERSENSIBILIDADE

Publicado em 23/03/2019 00:03

Eu sei que hoje está muito na moda essa coisa de não poder comer alguns alimentos por motivos de modismos, mas também precisamos reconhecer que alguns alimentos podem gerar reações de alergia, intolerância e hipersensibilidade.
A primeira coisa é saber diferenciar o que são, antes de falar que tem “alergia” a lactose ou ao glúten.
Na alergia alimentar, algumas proteínas da dieta, como dos ovos, peixes, soja, leite e derivados, castanhas, amendoim, trigo, entre outros, são encaradas como inimigas pelo nosso sistema imunológico e desencadeiam uma reação alérgica com inchaço, vermelhidão, coceira, tosse, diarréia, espirros, falta de ar e dificuldade para respirar logo após a ingestão do alimento. Neste caso, excluir o alimento que causa alergia pode ser a melhor solução. Procurar o nutricionista para orientação é essencial.
Na intolerância alimentar, seu corpo não produz uma enzima responsável pela digestão do alimento. Por exemplo, no caso dos intolerantes a lactose, eles não têm a enzima lactase, por isso não digerem a lactose e apresentam dor, cólica, inchaço abdominal e diarréia quando consomem leite e derivados. Nesses casos existe a possibilidade de usar uma suplementação com a enzima ou alimentos sem a lactose para que leites e derivados ainda sejam consumidos.
Ainda também temos as hipersensibilidades alimentares, mais difíceis de diagnosticar e tratar, uma vez que não geram sintomas tão imediatos. Às vezes sintomas como coriza, tosse, coceira nos olhos, espirros, urticárias, pele vermelha e seca, falta de ar, muito muco na garganta, dor de cabeça entre outros, podem estar relacionados à ingestão de alguns alimentos.
O problema que tudo isso tem em comum é a inflamação que gera no seu corpo, levando a maior facilidade de ganho de peso e aparecimento de outras doenças.
Seu corpo funciona à base de nutrientes, mas de forma adequada.
Conheça suas reais necessidades.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição