AONDE FOI PARAR O SEU JUÍZO ?

Publicado em 29/04/2017 00:04

Não, não é nenhuma música.
É uma pergunta mesmo.
Mas, primeiro vamos a uma explicação: você sabe o que é refrigerante?
É uma bebida fabricada industrialmente não alcoólica e não fermentada que contém basicamente gás carbônico, água, açúcar ou adoçante, concentrados, acidulante, antioxidante, conservante, aromatizantes e vários outros produtos químicos.
Vamos falar dos seus ingredientes.
A água que compõe o refrigerante é filtrada e passa por processos para diminuir a alcalinidade, o que a torna ácida, controlada em cloretos e alguns minerais.
O segundo ingrediente em quantidade com cerca de 11% , ou seja 11g a cada 100ml é o açaúcar. Além de conferir sabor adocicado ele encorpa a bebida juntamente com o acidulante fixando e realçando o paladar.
Depois, acrescenta-se um concentrado que dá as características de sabor, cor e aroma. Os acidulantes possuem a função de regular a doçura do açúcar, realçar o paladar e baixa o pH da bebida. Todos os refrigerantes possuem pH ácido, variando de 2,7 a 3,5.
Os conservantes inibem o desenvolvimento de micro-organismos que provocam turbidez e alterações no sabor e odor. Os principais usados em refrigerantes são os ácidos benzoico e sórbico.
Além disso, são acrescentados aromatizantes, corantes e o gás. Em alguns casos, como refrigerantes a base de cola, a cafeína.
Então, você bebe um produto feito quimicamente para se refrescar.
Camila, mas é gostoso.
Claro que é. É viciante.
As quantidades altas de açúcar juntamente com a cafeína estimulam partes no seu cérebro relacionadas com prazer e recompensa. Então, você se vicia facilmente. Agora imagine as crianças.
Ah, mas eu bebo o light, diet, zero.
Aham, para que mesmo? Para piorar. Porque além de todos os químicos que ele já tem você acrescenta o adoçante.
Ah mas é o verde, o natural.
Não, não é.
O refrigerante light faz tão mal quanto o normal. Alias os estudos já afirmam que quem consome tem maior risco de sofrer AVC ou desenvolver demência (Alzheimer)
Então: aonde foi para o seu juízo?
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nuricionista!

Última Edição

primeira

primeira