DOCE PERIGO

Publicado em 5/05/2018 00:05

Então, você quer emagrecer.
Daí passa a usar adoçantes ao invés de açúcar porque acha uma excelente ideia reduzir as calorias dessa forma.
Porém, apesar de parecer estranho, adoçante artificial ao invés de emagrecer pode simplesmente te fazer engordar.
Aquele inofensivo saquinho ou gotinhas do café que substituem o vilão açúcar, aquele refrigerante zero ou “água”, chás e sucos sem açúcar, mas lotados de adoçantes podem estar aumentando o tamanho da sua barriguinha.
O consumo constante de bebidas adoçadas artificialmente está associado com um aumento no risco de sobrepeso e obesidade.
Isso acontece porque os adoçantes estimulam receptores de sabor doce de maneira similar ao açúcar, e isso estimula o apetite. Ou seja, você toma a coca zero, mas come a pizza toda.
Além disso, a sensação de saciedade e prazer em comer é controlada por vários estímulos cerebrais, sendo que a dopamina é o principal neurotransmissor ligado a esse sistema de recompensa e prazer. Quando você come açúcar essa via é ativada e você sente bem estar, agora, quando come algo com adoçante isso não acontece. Por isso que aquele “docinho” low, light, zero não acalma sua fissura, daí você compensa em outra comida, ou, só se satisfaz se comer o que queria mesmo.
Outro ponto é que o adoçante estimula a secreção de GLP-1, que aumenta a liberação de insulina, reduzindo níveis plasmáticos de glicose e com consequente aumento do apetite.
Portanto, não existe substituição saudável para doce.
Existe uma enganação. Do paladar e do seu metabolismo.
O segredo é se acostumar com o sabor natural dos alimentos.
Com o tempo seu paladar se desacostuma de tanto doce e você consegue tomar o café sem nada. Até mesmo o suco de limão.
Uma vida saudável começa pela alimentação!

Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição