HORA DO CHÁ

Publicado em 15/12/2018 00:12

Está doida, Camila?! Hora do Chá???
Nesse calor? Como é possível beber chá?
Bem, as infusões ou decocções, falando corretamente, são excelentes formas de hidratar-se no verão, basta servi-las geladas, ou junto aos sucos.
Bom, primeiro eu preciso explicar a forma correta de preparo. Regra geral: folhas e flores devem ser preparadas em infusão, aquela forma que você adiciona água quente, não fervendo, sob as ervas e deixa por uns minutos. Já as raízes, sementes, cascas e paus, devem sofrer processo de decocção, ou seja, ser fervida com água por alguns minutos. Esses processos são importantes para que os compostos benéficos das ervas, flores, raízes, sementes, cascas e paus sejam extraídos corretamente.
Por exemplo, digamos que você queria preparar um chá de gengibre, canela e hibisco. O correto é ferver o gengibre e a canela coma água, desligar o fogo, esperar e amornar e então adicionar ao hibisco e aguardar alguns minutos. Entendeu o processo?
Extraído de forma correta, não é necessário que a bebida seja ingerida quente para que se tenha os benefícios, o chá pode ser, por exemplo, o líquido que você acrescenta ao maracujá para bater e fazer o suco.
Você também pode diluir o chá em água gelada e acrescentar frutas, ervas, cravo, canela e outras especiarias para fazer a tão famosa agua aromatizada.
Por isso, aquela desculpa de que não bebe água porque não gosta acaba por aqui, você pode saborizá-la com o chá e fruta de sua preferência. O que não vale é ficar desidratado neste calor, por isso, agora também é hora do chá.
Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição