PREVENÇÃO

Publicado em 26/10/2019 00:10

Outubro é o mês no qual mais fala-se sobre prevenção de câncer.
Claro que o foco é para o câncer de mama, contudo, todos ficam sabendo ou ouvem mais sobre a doença.
A ciência avançou muito e a nutrição também. Os tratamentos são cada vez mais eficazes, porém, a prevenção ainda é a melhor alternativa.
E falando em prevenção contra câncer, você sabe quais são as recomendações?
Claro que você já está cansado de ouvir que tem que ter uma alimentação saudável, mas, talvez você não saiba os detalhes de como deva se essa alimentação.
Sua alimentação deve ser à base de plantas, com proteínas saudáveis e gorduras boas.
A recomendação é que o consumo de vegetais (legumes e verduras) seja maior que 300g por dia, isso significa que o seu prato de salada e legumes deve ser bem generoso no almoçar e jantar. Além disso, você deve consumir pelo menos três frutas diferentes diariamente.
Incluir gorduras boas (azeite, abacate, castanhas) e evitar as gorduras inflamatórias (gordura animal, hidrogenada, óleos industrializados, gorduras trans) também faz parte da recomendação.
Agora, para você que ama aquele churrasco, a recomendação de consumo de carne vermelha é de no máximo 300g por semana. Lembrando que a carne assada na churrasqueira carrega junto o carvão e muitos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, benzenos, aminas heterocíclicas entre outros compostos extremamente cancerígenos.
Vale a pena escolher frango e peixe cozido ou levemente assado (sem torrar).
Eliminar as toxinas e contaminantes também é uma recomendação, isso significa que você deve minimizar ao máximo sua exposição a plásticos, aditivos químicos e metais pesados, ou seja, deve ter cuidado com os famosos potinhos de plástico, jamais usá-los para aquecer ou congelar alimentos, evitar alimentos processados e industrializados, cheios de aditivos e, se possível, preferir alimentos orgânicos.
Vale lembrar que os alimentos hidropônicos tem uma contaminação alta de metais pesados.
Isso tudo são recomendações para que evite o surgimento de tumores, na parte que se refere a alimentação, porém, seus hábitos de vida (fumar, beber, viver estressado, mau humorado, não dormir bem, não ter momentos relaxantes, usar e se expor excessivamente a produtos químicos, cosméticos) também influenciam demais.
Não estou escrevendo para que você leia e se defenda pensando “ah, agora eu nem posso viver mais”, mas para que você perceba onde você pode fazer a pequena mudança que fará uma grande diferença na sua saúde.
A prevenção é sempre o melhor remédio.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

Última Edição