TÔ COM SONO

Publicado em 29/09/2018 00:09

Irritação, nervosismo, estresse, mau humor. Indisposição, cansaço, falta de energia.
Claro que uma alimentação balanceada vai ajudar a tratar todos esses sintomas, mas hoje não falarei de alimentação.
Como está o seu sono?
Na correria do dia a dia, estresse para fazer tudo ao mesmo tempo e entregar a tempo tudo aquilo que você precisa muitas vezes o sono é deixado de lado, até porque algumas pessoas consideram que dormir é perda de tempo. Contudo, uma noite adequada de sono pode ser a mais valiosa parte do seu dia.
Pense comigo, seu corpo não é uma máquina, ele não foi feito para trabalhar 24 horas por dia sob estresse e pressão constante. É necessário um repouso.
Ah, Camila, vou descansar quando eu morrer. Por mais absurdo que pareça, já ouvi muito isso.
Então, vamos esclarecer algumas coisas: o seu corpo não pára enquanto você dorme. Muito menos o seu cérebro. Ele não desliga.
Nós dormimos, basicamente, por três motivos: poupar energia, para fazer reparação e manutenção do sistema imunológico e para consolidar a memória.
Enquanto dormimos, o consumo de calorias é menor, o que possibilita uma maior reparação, nosso sistema de defesa precisa destas preciosas horas para se recuperar e fortalecer, uma vez que durante o sono não há liberação de hormônios típicos do estresse que desencadeiam reações inflamatórias.
Além disso, o último estágio do sono, o chamado REM, facilita o aprendizado ao priorizar a ativação de redes neurais relacionadas à memória.
Durante essa fase do sono há um aumento da atividade de codificação de informações úteis e diminuição da atividade das redes de informações não significativas. O que significa que seu sono adequado faz uma “faxina cerebral” importante para a formação e consolidação de memórias. Ou seja, para os esquecidos, dormir é essencial.
O problema é que nossos hábitos de sono são péssimos: ficamos assistindo TV ou mexendo no celular para pegar no sono, dormimos tarde, ingerimos álcool para relaxar e dormir, comemos demais, vamos dormir preocupados, agitados e estressados, entre outros.
Tudo isso atrapalha a qualidade do seu sono e prejudica que todas aquelas etapas reparadoras sejam realizadas.
Priorize seu sono, você perceberá rapidamente a diferença no seu bem estar.
Uma vida saudável começa por uma noite bem dormida!
Consulte sempre
seu travesseiro!

Última Edição