TPM

Publicado em 17/03/2018 00:03

Cólicas, mau humor, irritação, ansiedade, dores nos seios, inchaço, vontade de doce.
Se você tem ou conhece ou convive com alguém que sofre com a TPM entende bem o que é isso.
A mulher simplesmente se transforma em alguns dias do mês.
Isso ocorre sim por conta das alterações hormonais do ciclo menstrual e principalmente devido ao aumento da progesterona.
Mas, sua alimentação pode ajudar ou piorar muito os sintomas.
Após 10 a 15 dias da menstruação a mulher já pode começa a sentir alguns sinais de que algo mudou. É aí que sua alimentação também tem que mudar.
Você pode até fazer low carb, mas se sofre de TPM é mais indicado que a redução de carboidratos aconteça nos primeiros 15 dias após a menstruação. Depois disso, aumentar a ingestão de frutas, cereais integrais e raízes é essencial para combater o mau humor.
Nesse período outra dica é evitar alimentos salgados e que facilitem a retenção de líquidos, como embutidos, álcool e salgadinhos. A cafeína também deve ser consumida com moderação, pois pode piorar o inchaço e a irritação.
É interessante aumentar as fontes de vitaminas do complexo B (cereais integrais), zinco (carnes) e magnésio (couve, castanhas), pois esses nutrientes ajudam a regular a vontade de doce.
Incluir o chocolate amargo à tarde também ajuda a modular o cortisol e combater o estresse.
Por isso, não sofra nem mate ninguém desse mal.
Conheça seu corpo. Adeque sua alimentação.
Tenha qualidade de vida o mês inteiro.

Uma vida saudável começa pela alimentação!
Consulte sempre um nutricionista!

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