ACE promove reunião com os três candidatos a prefeitos de Santa Fé

Publicado em 24/09/2016 00:09

Por Lelo Sampaio e Silva

Com o objetivo de ouvir as propostas dos três candidatos a prefeito de Santa Fé do Sul, Elena Rosa Vidoti (PNT), José Rafael Martins, o Faíco (PMDB) e Ademir Maschio (DEM), a Associação Comercial e Empresarial de Santa Fé do Sul se reuniu, nos dias 19, 20 e 21, respectivamente com os candidatos Elena, Ademir e Faíco.
Segundo o presidente da ACE – Associação Comercial e Empresarial – de Santa Fé do Sul, Onório Norio Kobayashi, o evento fez parte de uma postura que a ACE vem tomando no sentido de participar e colaborar com a administração municipal.
“Nosso intuito foi o de ouvir as propostas dos candidatos para que possamos trabalhar com o próximo prefeito de Santa Fé. O grande objetivo do evento, que foi dividido em três noites, para que pudéssemos ouvir os três candidatos, foi o de exercer a cidadania representativa. Na verdade, não propusemos um debate. Tratou-se de um bate-papo, de um diálogo entre o candidato e a sociedade civil organizada, com o espírito totalmente construtivo, sem a pretensão de criticar ou confrontar ninguém, e, sim, construir ideias e propostas e já estabelecer um canal da ACE com o próximo prefeito. Entendemos que esse evento foi de grande valia e mostra que Santa Fé pode ser construtiva, sempre pensando no bem comum, o que acaba contribuindo para o setor produtivo”, explicou o presidente da ACE, Onório Norio Kobayashi.
Fotos 1  A partir das 20:00 horas de terça-feira, 19, na sede da Associação Comercial, a candidata Elena Rosa Vidoti ouviu propostas e destacou que é extremamente necessário que haja uma secretaria de Planejamento Ciência e Tecnologia, pois, segundo ela, Santa Fé encontra-se muito defasada nesse sentido.
“Um dos meus objetivos para o desenvolvimento de Santa Fé, é o de fazer uma parceria com o público e o privado, pois penso que o prefeito tem que saber ouvir a todos sem distinção, para que possa desenvolver ações que promovam um desenvolvimento sustentável”, explicou a candidata.
Um dos eixos mostrados na reunião foi no que se refere a projetos para ajudar as entidades da cidade e, segundo ela, isso tem que ser olhado com mais esforço. “Nosso plano é o de captar recursos para as entidades, além de darmos apoio jurídico as pessoas mais carentes”, disse.
Sobre o Plano Diretor, criado há dez anos e, pelo fato de não ter sido reestruturado, hoje, segundo ela, sofremos com uma cidade que vem crescendo desordenadamente, sem sequer um planejamento urbano. “Percebemos loteamentos com ruas estreitas, ausência de avenidas nesses loteamentos, dentre outras questões”, disse.
Na reunião foi discutida a questão da tributação. “Não vamos aumentar impostos, mas temos que fazer uma mudança nas leis tributárias”, explicou
Foi falado também sobre as empresas que operam na informalidade, e sabe-se que, segundo ela, muitas empresas ainda não tiveram a oportunidade de ter um terreno para construir seus estabelecimentos.
Fotos 2Já José Rafael Martins, o Faíco, o convidado da segunda noite, dia 20, falou sobre diversos pontos, principalmente sobre a geração de emprego e renda. “Nosso objetivo será, caso eleito, o de olhar com mais afinco para o Distrito Industrial do município, a piscicultura e o turismo, até porque esses três itens são essenciais para fomentar o emprego”, disse.
O candidato destacou que tem observado nas ruas que a grande necessidade do santafessulense ainda continua sendo o emprego, e, para alavancá-lo, explicou que pretende, dentre outras medidas, apoiar também os pequenos produtores, as associações, além de criar eventos turísticos. “Temos, sim, que trazer novas empresas para Santa Fé do Sul, pois, somente desta maneira obteremos um crescimento socioeconômico”, finalizou.
Fotos 3Ademir Maschio, o sorteado para a última noite, dia 21, destacou que uma de suas propostas está a reforma fiscal, com planejamento em todas as áreas, até porque, segundo ele, ela é a base de um bom governo.
“Devemos dar mais ênfase ao esporte, a saúde, educação, o setor urbano como um todo. Saio daqui com a certeza de que temos a Associação Comercial e Empresarial está ao nosso lado, tendo muito a contribuir com o novo gestor público. Minha proposta é também a de uma gestão participativa, ou seja, de discutir com as entidades, com a iniciativa privada, enfim, com todos. Assim, temos saber ouvir a população para que possamos fazer um bom governo”, explicou.

Última Edição