Cerca de 42 mil eleitores da Comarca deverão comparecer às urnas amanhã

Publicado em 6/10/2018 00:10

Eleitores deverão escolher quem irá governar o Brasil pelos próximos quatro anos

Por Bárbara Scholl

Amanhã, dia 7 de outubro, eleitores brasileiros irão às urnas para escolher os representantes para comandarem o Brasil pelos próximos quatro anos.
Em entrevista à reportagem de O Jornal, o chefe do Cartório da 187ª Zona Eleitoral de Santa Fé do Sul, Celso Simoneti Júnior, explicou que aqui no município há 126 sessões eleitorais, e dessa forma, haverá 126 urnas eletrônicas oficiais disponíveis para os 25.555 eleitores santafessulenses, mas haverá também mais 16 urnas de contingência que serão usadas caso alguma urna tenha algum problema.
De acordo com ele, a ordem de votação este ano primeiramente será para deputado federal, depois para deputado estadual/distrital, depois para 1° senador, depois para o 2° senador, governador e, por fim, para presidente.
Conforme disse o chefe do cartório, o eleitor não poderá votar duas vezes para o mesmo candidato ao Senado e caso o cidadão digite o mesmo número para senador nos dois votos, o segundo será anulado automaticamente pela urna. Já os eleitores que confundirem os números, mas confirmarem o voto, mesmo que os números sejam inexistentes, o voto será anulado, consequentemente.
Celso explicou que os candidatos puderam realizar a propaganda eleitoral na TV e no rádio até na quinta-feira, dia 4. Já as panfletagens e comícios poderão ser feitos até hoje, dia 6, até a meia-noite. “Não há problema algum dos candidatos fazerem os comícios ou carreatas um dia antes da eleição”, afirmou.
Agora, no dia da eleição, ele ressaltou que é proibido qualquer tipo de propaganda eleitoral, a não ser a silenciosa feita pelo eleitor. “As propagandas silenciosas poderão ser feitas pelos eleitores através broches, adesivos e bandeiras. E este ano será proibido que o eleitor vote com a camiseta do seu candidato e do seu partido. Então os eleitores devem tomar cuidado para não irem votar com a camiseta do seu candidato”, enfatizou.
Com a evolução da tecnologia, sempre há uma pessoa “engraçadinha”, que tenta tirar foto no momento em que for votar, por isso, o eleitor que for pego pelos mesários cometendo esse tipo de ato, será preso, e ter pena de até dois anos e pagar multa de R$ 16 mil, pois esse tipo de ato é crime. O chefe do cartório recomendou para que os eleitores não cometam esse tipo de ato, nem tirem a famosa “selfie” dentro da cabine. “Espero que as pessoas possam ter mais consciência na hora de votar e não tirem foto do momento em que estiverem votando”.
Em relação à fiscalização da lei seca, Celso afirmou que desde 2008 ela não é mais realizada no estado de São Paulo.
Celso Simoneti Júnior ressaltou que todas as urnas eletrônicas já estão preparadas, juntamente com o material da eleição e hoje elas serão distribuídas nas setes cidades da Comarca para que amanhã, às 8:00 horas, esteja tudo pronto para os eleitores votarem. “No domingo de manhã todas as sessões estarão prontas, e a votação começará às 8:00 horas e se encerará às 17:00 horas. A apuração no estado de São Paulo começará às 17:00 horas, e a primeira parcial deve ser por volta das 19:00 horas. Caso houver segundo turno, será no domingo, dia 28 de outubro”, finalizou.
Número de eleitores da Comarca que estão aptos a votar
De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – e o TSE – Tribunal Superior Eleitoral – em Santa Fé do Sul há cerca de 32.000 habitantes e 25.500 eleitores; Nova Canaã Paulista 1.900 habitantes, e aproximadamente 2.100 eleitores. Rubineia 3.100 habitantes, e 3.000 eleitores, Santa Clara D’Oeste 2.100 habitantes, e 2.200 eleitores, Santa Rita D’Oeste 2.500 habitantes, e 2.400 eleitores, Santana da Ponte Pensa 1.500 habitantes, e cerca de 1.600 eleitores e Três Fronteiras 5.800 com 5.000 eleitores.

Última Edição