Curso voltado aos produtores rurais possibilita a rastreabilidade de produtos vegetais frescos

Publicado em 1/07/2022 17:07

Da Redação

Visando capacitar o produtor rural, a Prefeitura da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, em parceria com o Sindicato Rural/Faesp/Senar-SP, oferecem o curso voltado a “Rastreabilidade de Produtos Vegetais Frescos”. O curso é ministrado pela engenheira agrônoma, Mariley de Castro Almeida da Silva, instrutora do Senar-SP. Os produtores interessados devem procurar a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, localizada na rua 5, nº 996, Centro, para mais informações.
A adoção da Rastreabilidade para produtores rurais que produzem vegetais frescos bem como todo o elo da cadeia envolvida até o consumidor final é obrigatório e tem abrangência nacional, ao iniciar o processo de Rastreabilidade, o produtor rural deve adotar algumas prioridades, sendo elas: Boas práticas agrícolas, caderno de campo, identificação do lote, rótulo nas embalagens e Nota Fiscal.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Ortêncio Vieira Ramos Sobrinho, a Secretaria Municipal da Agricultura possui quadro técnico capacitados a disposição para maiores informações sobre o assunto e se necessário visitar a propriedade para orientações mais especificas para iniciar a rastreabilidade do alimento produzido, pois Santa Fé do Sul destaca-se pela sua diversidade agrícola e a horticultura juntamente com a fruticultura é praticada principalmente por agricultores familiares.
“Com o advento da Rastreabilidade será possível conhecer a origem dos alimentos (frutas e hortaliças), possibilitando ao consumidor final o acesso ao histórico da produção e todas as etapas do processo produtivo, garantindo a qualidade do produto sem risco a saúde”, finalizou o engenheiro agrônomo, Vagner L. Gurian.

Última Edição