Divórcio pode ser realizado atualmente de forma gratuita

Publicado em 6/05/2017 00:05

Por Vinicius da Costa

O número de divórcios registrados em Cartórios de Registros Civis tem aumentado ano após ano. Somente em Santa Fé do Sul são registrados cerca de 20 por mês, ou seja, são cerca de 240 divórcios por ano.
O que muitos não sabem é que podem realizar esse tipo de procedimento de gratuito e sem o uso de advogados, evitando o pagamento de honorários e outras despesas.
A equipe de O Jornal entrevistou o oficial de registro do Cartório de Registro Civil de Santa Fé, Eder Marcel Ventura Menegão, e foi informada que o custo normal desse procedimento varia entre R$ 500,00 e R$ 2 mil, mas se o casal não tiver dinheiro, basta elaborar uma declaração de pobreza, e com isso terá acesso ao divórcio de graça.
“O casal deve ir até a Defensoria Pública da cidade onde ela mora, levando os documentos como RG, CPF, certidão de nascimento, certidão de casamento e declarar a intenção de divórcio. Depois disso, a Defensoria encaminhará os documentos para o cartorário que irá elaborar uma escritura pública atestando que o casal se divorciou”, disse.
Ele ainda disse que o divórcio gratuito só é disponibilizado para separações amigáveis, ou seja, quando o casal está de acordo. “Depois desses procedimentos é só aguardar, pois os papéis do divórcio podem ser liberados em torno de 15 dias”, enfatizou Eder Marcel Ventura Menegão.

Última Edição