Em fase final o novo sistema de monitoramento da Guarda Civil Municipal

Publicado em 23/07/2016 00:07

Por Vinicius da Costa

A Guarda Civil Municipal passou por algumas mudanças, como a restruturação nas câmeras de monitoramento

São 21 câmeras em funcionamento, e, até o próximo mês, serão instaladas mais 8 câmeras

foto matéria câmera de segurançaA Guarda Civil Municipal de Santa Fé foi fundada no ano de 2004, e, daquela época até o presente momento, passou por algumas mudanças, sejam elas estruturais, funcionais ou operacionais.
A reportagem de O Jornal entrevistou o comandante da Guarda Municipal, Everson Merighi Pinha, que relatou que nestes anos todos a GCM passou por algumas mudanças, como a reforma do prédio em que se localiza, a entrega de novos uniformes e uma restruturação nas câmeras de monitoramento.
“Para o acompanhamento e o apoio das atividades, a Guarda possui o CCO – Centro de Controle Operacional –, dotado de equipamento de radiocomunicação e monitoramento, com 24 câmeras distribuídas por vários pontos da cidade, podendo fiscalizar e apoiar, junto com as polícias, vários pontos da cidade”, relatou Everson.
Segundo ele, dessas 24 câmeras, 21 estão em funcionamento. As outras três estão à espera para serem instaladas e ligadas pela companhia de energia, e até o próximo mês serão instaladas mais oito câmeras. “Hoje, temos 24 câmeras instaladas, dessas, 21 estão em operação. As oito novas câmeras a serem instaladas já foram compradas e serão colocadas a partir do próximo mês”, afirmou o comandante.
Everson relatou que as câmeras hoje operam pela rede de fibra ótica. “Atualmente cerca de 20 câmeras funcionam a base da rede de fibra ótica, as outras 4 funcionam a base da rede via rádio, pois essas ficam nas extremidades da cidade e ficaria inviável para levarmos a fibra até o local, mas, essas, a via rádio não veem diretamente para a GCM, elas são enviadas para o prédio da Prefeitura a base de via rádio, e são encaminhadas para a Guarda pela fibra ótica, obtendo imagens em tempo real e de ótima qualidade”, disse.
Ele ainda relatou que a Guarda Municipal irá inovar com uma nova câmera conhecida como LPR – License Plate Capture Cameras, ou seja, “Câmerasde Captura de Matrículas”, também conhecidas como ‘reconhecimento de matrículas’. “Essa câmera vai ter a função de fazer o reconhecimento das placas de veículos, e, em tempo real, poderemos ter todas as informações dos automóveis, como, por exemplo, se ele é roubado ou se tem alguma irregularidade”, afirmou o comandante.
Para finalizar, Everson relatou que as imagens de monitoramento realizadas pelas câmeras são cedidas para resolução de determinado casos. “Tudo isso é para que a população de nossa cidade tenha mais segurança, podendo desfrutar ainda mais da tranquilidade que nossa cidade proporciona”, finalizou Everton Merighi Pinha.

Última Edição