Empreendedorismo rural está alavancando o turismo na região

Publicado em 9/12/2017 00:12

Por Lelo Sampaio e Silva

O empreendedorismo rural está transformando a vida de muitas pessoas pelo país, pois os agricultores de antigamente hoje são homens de negócios que veem suas propriedades como empresas, que geram lucros e empregos, não só para a família.
Na região, diversas propriedades rurais já aderiram a modelos de negócios utilizando plantações de morango, uva e orquídeas.
Como exemplo de um negócio bem sucedido é a Chácara São José, em Urânia, de Hildebrando Perpétuo Preto. Lá aos poucos, a procura pela colheita do morango foi aumentando e hoje virou ponto turístico. No ano passado, quase 10 mil pessoas passaram pelo local. Este ano, o número de visitantes parece ter triplicado.
A entrada é de graça. O turista só paga a fruta que levar pra casa. O quilo do morango sai por R$ 30,00. É mais que o dobro do que o produtor recebe vendendo para os mercados. Essa diferença dá pra cobrir o desperdício registrado na colheita e o investimento na estrutura montada para receber os turistas.
Outro ponto turístico naquela cidade é o Orquidário Santa Rita de Cássia, que possui cinco viveiros repletos de orquídeas das mais variadas espécies. Fica em uma propriedade com diversos outros tipos de plantas.
A proprietária do orquidário, Sandra Picoli Martins, está bastante entusiasmada com o turismo rural. “Sem dúvida alguma estamos muito entusiasmados com este projeto, tanto que já ampliamos o número de orquidários e construímos um espaço onde as pessoas podem tomar algo, comer e até descansar, além de apreciar a beleza do lugar. Este ano nossas vendas, que já eram boas, aumentaram cerca de 50%”, destacou Sandra Martins.
Já a família de João Carlos dos Santos e Marlene Tresso dos Santos, viticultores no município de Santa Rita D’Oeste há 20 anos, criaram no ano de 2016 um projeto para abrir as “portas” de sua propriedade rural, onde cultivam uvas finas. Lá o visitante tem a oportunidade de colher as frutas diretamente do pé, além de conhecer toda o processo da produção da uva para o consumo in natura.
A safra vai de julho a novembro, e tem recebido milhares de turistas de diversas regiões do Brasil e até do exterior.
Todo o trabalho, desde o cultivo, cuidado com a plantação, até o atendimento ao consumidor final é feito apenas pelos membros da família, que aposta no ambiente acolhedor e na simplicidade do campo como o grande diferencial.
Como chegar
A Chácara São José está localizada no Córrego do Cascavel, em Urânia. Mais informações pelo telefone (17) 99742- 2659, e a visitação acontece todos os dias, das 7:45 horas às 11:00 e das 14:h00 às 18:00 horas.
O Orquidário Santa Rita de Cássia fica na Rodovia Pedro Floriano, vicinal que liga Urânia à Paranapuã. Mais Informações pelo telefone (17) 99627-6078, e os dia horários para a visitação são de terça a sábado, das 14:00 às 18:00 horas.
A J. Camar Uvas Finas, que atualmente é considerada uma dos maiores atrativos da região, está localizada em Santa Rita D’Oeste, na Vicinal Italo Biani, KM 06, próximo ao bairro de Aparecida do Bonito. A data de abertura da Safra deste ano ocorreu no mês de julho, com final em novembro, mas já para quem quiser conhecer o projeto no ano que vem, a propriedade rural abre suas portas as sextas, sábados, domingos e feriados, das 9:00h às 18:00 horas.
Mais informações pelo telefone (17) 99658-5040, ou pelo página no Facebook, https://www.facebook.com/J.CamarFinas/.

Última Edição