Inaugurada ontem a nova sede da OAB de Santa Fé do Sul

Publicado em 11/11/2017 00:11

Por Lelo Sampaio e Silva

Ontem, a partir das 10:00 horas, ocorreu a solenidade de inauguração da Casa do Advogado da OAB – Ordem dos Advogados – de Santa Fé do Sul. O prédio está situado na Rua João Batista Guimarães, defronte ao Estádio Municipal Evandro de Paula.
A nova casa da OAB possui uma área de 281,50 m² de construção, contendo uma recepção; secretaria; copa; sala de arquivos; uma sala do Espaço Caasp – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo –, que tem o objetivo de dar apoio ao advogado; além de uma sala de atendimento da Assistência Judiciária que trabalha em conjunto com a Defensoria Pública prestando serviços para a população; uma sala para a presidência da Subseção; sala de reunião; um banheiro feminino; um masculino e um banheiro para portadores de necessidades especiais; bem como um auditório com capacidade para 90 pessoas.
Conforme o presidente da OAB de Santa Fé do Sul, José Jorge Pereira da Silva, a nova casa é uma luta de 34 anos, e todos os presidentes desta Subseção lutaram para que a mesma fosse conquistada. “Esta nova sede trará mais comodidade à população, aos advogados e funcionários que aqui trabalham, além de proporcionar uma economia, pois na antiga casa, localizada na Rua Sete, pagávamos aluguel. Agora, a nova sede, desde o terreno, que foi doado pela Prefeitura, até o espaço físico é de propriedade da Ordem dos Advogados”, disse.
O evento contou com a presença do presidente da Ordem dos Advogados do Estado de São Paulo, Marcos da Costa; o presidente da OAB local, José Jorge Pereira da Silva, ex-presidentes da Ordem, como os advogados Gilberto Antonio Luiz, Marcelo Brejão Ártico, dentre outros; além do prefeito de Santa Fé do Sul, Ademir Maschio; a primeira-dama, Maria Lúcia Maschio; o vice-prefeito Alcir Zaina; o presidente da Câmara Municipal de Santa Fé do Sul, Marcelo Favaleça, os vereadores José Rollemberg, Evandro Mura, José Emídio Calazans, Jhonatan Magalhães, o ex-prefeito de Nova Canaã Paulista, Silvano Cesar Moreira, representando o deputado Estadual Carão Pignatari; o deputado Estadual Itamar Borges, dentre outras autoridades.
Entrevistado pela reportagem de O Jornal, o presidente da OAB do Estado de São Paulo, Marcos da Costa, disse que a nova casa passa a ser agora o local onde o advogado poderá frequentar, ter o serviço da Ordem, da Caixa de Assistência da Ordem, com os serviços de saúde, de farmácia, livraria, e também para o seu aperfeiçoamento, através de custos, palestras, fazendo com que o advogado se qualifique cada vez mais, servindo a população de uma forma cada vez melhor. “A casa é, na verdade a Casa da Advocacia e da Cidadania, pois os advogados agora passam a ter um espaço para atender principalmente as pessoas carentes que não têm condições de contratar um advogado e tem na Ordem a possibilidade de acesso a Justiça”, explicou.
Na ocasião, o deputado Estadual Itamar Borges afirmou estar muito feliz como advogado, como ex-prefeito e agora como deputado Estadual. “Estava falando agora com o advogado Gilberto Antonio Luiz, com o advogado Marcelo Brejão Ártico e com o presidente da OAB de Santa Fé, José Jorge, e com o presidente da OAB do Estado de São Paulo, Dr. Marcos da Costa, que a conquista é de suma importância, pois acompanhamos e batalhamos para que hoje ela pudesse ser realidade. “É um espaço onde quem ganha é o cidadão, porque a casa, além de ser um espaço que dá atendimento ao público, também oferece assistência jurídica gratuita àqueles que não podem pagar. Ganha o advogado, porque a partir de agora ele passa a ter um espaço adequado próximo ao Fórum para desenvolver suas atividades, e ganha a Justiça, porque é o advogado que garante o acesso à justiça e à democracia. Devo-me lembrar aqui do advogado Alcides Silva, o decano da Advocacia, um dos maiores incentivadores desta luta para que os advogados tivessem seu espaço próprio”, explicou.
Silvano Cesar Moreira, representando o deputado Carlão Pignatari, acredita que Santa Fé dá um passo a frente, pois a casa acomodará não somente os advogados de hoje como também os futuros profissionais para que possam participar de cursos em um espaço bastante adequado.
O prefeito Ademir Maschio afirmou que, com mais esta conquista para Santa Fé do Sul, o trabalho do advogado passará a ser mais ágil, com um atendimento diferenciado. “Temos hoje na cidade em torno de 400 advogados inscritos. A casa é de suma importância, uma vez que atenderá não somente os santafessulenses como também toda a Comarca de Santa Fé do Sul. A doação do terreno feita pelo ex-prefeito Armando Rossafa foi, sem dúvida alguma, de grande valia, pois sem ela não teria sido possível a construção da Casa do Advogado, bem como a Câmara de Vereadores, que aprovou o projeto para a doação”, disse o prefeito de Santa Fé, Ademir Maschio.

Última Edição

primeira

primeira