Inscrições para o Enem 2017 começam na próxima segunda

Publicado em 6/05/2017 00:05

Por Vinicius da Costa

As inscrições para o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – começarão na próxima segunda-feira, dia 8. Os candidatos terão até 19 de maio para efetivar o processo de cadastro por meio do endereço http://enem.inep.¬gov.br/participante. O pagamento da taxa deve ser efetivado até o dia 24.
Neste ano, o edital do Enem terá algumas mudanças, dentre elas o aumento da taxa de inscrição, que passou de R$ 68,00 para R$ 82,00; a realização da prova em dois domingos consecutivos; a exclusividade do exame como forma de acesso ao ensino superior (não mais como certificado de conclusão do ensino médio); e a não-divulgação de resultados por escola. A nova portaria foi determinada com base em consulta pública e substitui o documento anterior, em vigor desde 2010.
Em nota, o Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos – disse que a isenção da taxa se aplica a estudantes de escola pública concluintes em 2017 e candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico. Para isso, é necessária a apresentação de documentos comprobatórios da condição de vulnerabilidade socioeconômica. Caso a isenção não seja aceita, o candidato deverá gerar um boleto para pagar a taxa. No caso de informações falsas, o concorrente será eliminado.
Embora o encarecimento da prova tenha sido recebido de forma impopular, uma mudança pareceu agradar: a realização do Enem em dois domingos consecutivos, dias 5 e 12 de novembro.
A partir de agora, os estudantes terão acesso exclusivamente ao seu desempenho, não mais aos resultados dos demais. Os gabaritos estarão disponíveis no site do Inep em até três dias úteis após a realização da prova. O novo edital do Enem pode ser acessado por meio do site do Diário Oficial da União.

Última Edição