Já se encontra aberto o período de cadastro para as matrículas nas escolas municipais

Publicado em 6/12/2018 00:12

Por Bárbara Scholl

Os pais que têm filhos que vão ingressar nas escolas municipais da Estância Turística de Santa Fé do Sul no próximo ano já podem ir até a secretaria da escola que tem a intenção de colocá-los, levando a Certidão de Nascimento, RG, CPF da criança e o comprovante de residência, para que possam realizar a matrícula. As escolas funcionam das 7:00 às 17:00 horas.
Em entrevista à reportagem, o secretário municipal de Educação, Carlos Rogério Garcia, explicou que a Secretaria de Educação está fazendo o cadastramento dos alunos nas escolas e que os pais devem procurar a unidade perto de sua residência e fazer o cadastro. Após esse cadastro, no final deste mês os pais receberão a confirmação se o filho irá ou não estudar naquela unidade.
Carlos relatou ainda que os alunos que já estão estudando na rede de ensino têm a sua vaga garantida para o ano que vem.
De acordo com ele, não há mais uma falta de vagas do pré I até o 9° ano. “No momento temos vagas para todos os alunos que procurarem as escolas de Santa Fé do Sul”, salientou.
O secretário afirmou que este ano a Secretaria Estadual de Educação lançou um programa novo e mais prático, que é o sistema de Georreferenciamento. “Todos os pais quando procuram a unidade escolar do município para fazer a matricula do filho, deixam o nome completo, os documentos e o endereço da criança. Quando estes dados são lançados no sistema de Georreferenciamento, automaticamente o programa aponta a escola mais próxima da residência da criança”, explicou.
Este mesmo sistema também será usado para os alunos que já estão estudando, mas, para que não haja nenhum transtorno, Carlos deu o seguinte exemplo. “O aluno que começou a estudar na Escola Municipal Agnes Rondon Ribeiro, pois morava ali perto, e agora mudou longe daquele local, mas quer continuar naquela escola, nós temos a possibilidade de fazer a mudança manual, realocando-o na unidade de preferência”, salientou.
Em relação às crianças de 0 a 3 anos que estão na fila para uma vaga na creche, Carlos explicou que há uma demanda alta, que atualmente é de cerca de 420 crianças na fila, e que há uma previsão de abertura 480 vagas até o fim de dezembro de 2019.
“A creche do Jardim Europa III já está 97% concluída, e, quando aberta, atenderá 150 crianças. A Prefeitura pretende alugar o prédio da antiga Escola Anglo, mas esta locação não foi concluída. Se a locação for concretizada, a escola passará a ter 400 vagas, e, dessa forma, a fila de espera será zerada”, explicou.
Período de férias
Neste período de férias, o secretário informou que a Escola “Professora Dirce Aparecida Pedrassa Contiero”, da Cohab 13 de Maio, funcionará normalmente de 3 a 30 de janeiro, para que as mães que trabalham e não têm lugar para deixar o filho com alguém possam contar com essa opção. “A escola da Cohab 13 de Maio ficará aberta e receberá 270 alunos de outras escolas, pois as mães trabalham e não têm onde deixar seus filhos”, salientou.
O secretário afirmou que as secretarias das escolas municipais de Santa Fé do Sul entrarão em recesso no dia 18 deste mês, e retornarão no dia 16 de janeiro, mas a Secretaria de Educação estará funcionando normalmente das 7:30 às 17:00 horas, para os pais que quiserem fazer matrícula, ou se precisarem de informações.

Última Edição