Já se encontra aberto o período de cadastro para as matrículas nas escolas municipais
Por Bárbara Scholl
Os pais que têm filhos que vão ingressar nas escolas municipais da Estância Turística de Santa Fé do Sul no próximo ano já podem ir até a secretaria da escola que tem a intenção de colocá-los, levando a Certidão de Nascimento, RG, CPF da criança e o comprovante de residência, para que possam realizar a matrícula. As escolas funcionam das 7:00 às 17:00 horas.
Em entrevista à reportagem, o secretário municipal de Educação, Carlos Rogério Garcia, explicou que a Secretaria de Educação está fazendo o cadastramento dos alunos nas escolas e que os pais devem procurar a unidade perto de sua residência e fazer o cadastro. Após esse cadastro, no final deste mês os pais receberão a confirmação se o filho irá ou não estudar naquela unidade.
Carlos relatou ainda que os alunos que já estão estudando na rede de ensino têm a sua vaga garantida para o ano que vem.
De acordo com ele, não há mais uma falta de vagas do pré I até o 9° ano. “No momento temos vagas para todos os alunos que procurarem as escolas de Santa Fé do Sul”, salientou.
O secretário afirmou que este ano a Secretaria Estadual de Educação lançou um programa novo e mais prático, que é o sistema de Georreferenciamento. “Todos os pais quando procuram a unidade escolar do município para fazer a matricula do filho, deixam o nome completo, os documentos e o endereço da criança. Quando estes dados são lançados no sistema de Georreferenciamento, automaticamente o programa aponta a escola mais próxima da residência da criança”, explicou.
Este mesmo sistema também será usado para os alunos que já estão estudando, mas, para que não haja nenhum transtorno, Carlos deu o seguinte exemplo. “O aluno que começou a estudar na Escola Municipal Agnes Rondon Ribeiro, pois morava ali perto, e agora mudou longe daquele local, mas quer continuar naquela escola, nós temos a possibilidade de fazer a mudança manual, realocando-o na unidade de preferência”, salientou.
Em relação às crianças de 0 a 3 anos que estão na fila para uma vaga na creche, Carlos explicou que há uma demanda alta, que atualmente é de cerca de 420 crianças na fila, e que há uma previsão de abertura 480 vagas até o fim de dezembro de 2019.
“A creche do Jardim Europa III já está 97% concluída, e, quando aberta, atenderá 150 crianças. A Prefeitura pretende alugar o prédio da antiga Escola Anglo, mas esta locação não foi concluída. Se a locação for concretizada, a escola passará a ter 400 vagas, e, dessa forma, a fila de espera será zerada”, explicou.
Período de férias
Neste período de férias, o secretário informou que a Escola “Professora Dirce Aparecida Pedrassa Contiero”, da Cohab 13 de Maio, funcionará normalmente de 3 a 30 de janeiro, para que as mães que trabalham e não têm lugar para deixar o filho com alguém possam contar com essa opção. “A escola da Cohab 13 de Maio ficará aberta e receberá 270 alunos de outras escolas, pois as mães trabalham e não têm onde deixar seus filhos”, salientou.
O secretário afirmou que as secretarias das escolas municipais de Santa Fé do Sul entrarão em recesso no dia 18 deste mês, e retornarão no dia 16 de janeiro, mas a Secretaria de Educação estará funcionando normalmente das 7:30 às 17:00 horas, para os pais que quiserem fazer matrícula, ou se precisarem de informações.