Na próxima terça, Carreta de Barretos em Santa Fé

Publicado em 10/03/2018 00:03

Da Redação

Na próxima terça-feira, dia 13, o Governo Municipal da Estância Turística de Santa Fé do Sul, por meio da Secretaria de Saúde, realizará, das 8:00 às 17:00 horas, atendimento especial às mulheres na Carreta do Hospital do Amor de Barretos, que estará estacionada na Avenida Conselheiro Antonio Prado, entre a Rua Sete e a Avenida Navarro de Andrade.
Serão realizados exames de Papanicolau e de prevenção ao câncer de colo de útero. As mulheres precisam ter entre 25 e 64 anos, não ter feito histerectomia total, não ser virgem, não estar grávida ou com suspeita, ter encerrado o ciclo menstrual no mínimo há cinco dias, ter realizado o exame a mais de um ano, não ter usado pomada ginecológica com dois dias de antecedência, não ter relação sexual com dois dias de antecedência.
As mulheres que se encaixam dentro do grupo e desejam fazer os exames devem procurar a sua Estratégia de Saúde para realizar o cadastro.
No local também estará o Trailer do DST/Aids, que realizará testes rápidos para detectar doenças sexualmente transmissíveis, além de realizar agendamentos de mamografias e exames preventivos.
As equipes do Centro de Controle de Vetores e do Centro de Controle de Zoonoses estarão orientando a população sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Febre Amarela, Zika Virus, Chikungunya e Dengue, e também sobre os cuidados preventivos com os escorpiões.
Câncer de próstata
Das 8:00 às 17:00 horas, serão realizados gratuitamente coletas de sangue para o PSA – Antígeno Prostático Específico –, que detecta câncer de próstata.
O PSA é uma enzima (glicoproteína) com algumas características de marcador tumoral ideal, sendo utilizado para diagnóstico, monitorização e controle da evolução do câncer de próstata.
Os exames serão destinados a homens com idade entre 50 e 69 anos, é necessário que estejam em jejum de 4 horas, sem andar a cavalo, bicicleta ou moto por dor dois e também não ter mantido relação sexual dois dias antes do exame.

Última Edição