‘Não estamos ainda com 100% da nossa capacidade de armazenamento, portanto, economizar é preciso’, afirma superintendente do Saae

Publicado em 20/02/2021 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

Não é de hoje que os moradores de Santa Fé do Sul eventualmente sofrem com a falta d’água ou, quando a tem, por vezes está com cheiro ou cor alterados.
O mau cheiro e cor alterados parecem ter sumido, pelo menos não se ouve mais reclamações dos moradores, o que demonstra que a autarquia já deve ter tomado as providências necessárias.
Nos últimos meses do ano passado, os técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saem Ambiental) tiveram que trabalhar dobrado para que as torneiras da cidade não secassem, isso porque, com a forte estiagem, a Represa 1 chegou a ficar com 10% de sua capacidade.
Embora no mês de outubro o então diretor do departamento de Meio Ambiente do Saae, Marcelo Correa, em entrevista a O Jornal, afirmara não haver risco de racionamento de água, não foi o que ocorreu. Houve racionamento de água e, com ele, transtornos para a população.
O Jornal conversou com o atual superintendente do Saae, José André do Nascimento, que explicou que atualmente a Represa 1 está com 80% de sua capacidade e a Represa 2, com 20%.
“Tivemos, em janeiro 183.8 mm de chuva e neste mês já ultrapassamos os 51 mm”, disse José André.
Segundo ele, está em estudo um projeto junto ao Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) para que haja uma solução definitiva para a falta de água. “Uma das vertentes é a perfuração de um poço tubular profundo, não descartando a hipótese de se fazer a captação de água diretamente do rio, construindo uma adutora definitiva. O próximo passo será buscar recursos, e isso não é promessa, é compromisso que temos com toda a população de Santa Fé do Sul”, disse ele.
“Não estamos ainda com 100% da nossa capacidade de armazenamento, portanto, economizar é preciso. Por isso não vamos lavar carros, calçadas. É extremamente importante que usemos a água de forma racional”, finalizou o superintendente José André do Nascimento.

Última Edição