No próximo sábado, Campanha de Vacinação a contra a Gripe

Publicado em 23/04/2016 00:04

Por Lucas Machado

Vacinação gripeTerá início no próximo sábado, 30, em Santa Fé, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, sendo o dia ‘D’ de vacinação. A Campanha vai até o dia 20 de maio.
A vacina é a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, e distribuída pelo SUS – Sistema Único de Saúde –, e combate aos vírus da Influenza A (H1N1, ou gripe suína, e H3N2), e a um vírus da Influenza B (Brisbane, linhagem Victoria). A estimativa é de que o instituto deva entregar 49 milhões de doses até fim da campanha nacional.
Só poderão receber a vacina gratuitamente pessoas que se enquadram no grupo de risco, sendo idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período de 45 dias do pós-parto, pessoas com doenças crônicas (respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas, neurológicas), obesidade, diabetes, asma, hipertensão, Aids, pacientes com câncer e transplantados, profissionais da área da saúde, indígenas, detentos, funcionários do sistema carcerário e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.
Pacientes com comorbidade devem apresentar receita médica com o motivo da indicação para tomar a vacina, bem como receita médica da medicação que utiliza.
A imunização será realizada em todas as Estratégias de Saúde da Família e na Clias – Clínica de Atenção à Saúde –, das 8:00 às 16:30 horas. Adultos, pertencentes ao grupo de risco, podem se vacinar em todas as Estratégias de Saúde. Já as crianças devem ser vacinadas nas salas de vacina da Estratégia de Saúde Treze de Maio, Bela Vista e na Clias.
De acordo com a enfermeira do setor de Imunização da Clias, Drielen Maira Machado, não há uma estimativa da população a ser vacinada em 2016; entretanto, de acordo com estatísticas de 2015, cerca de 8.730 pessoas que pertencem ao grupo de risco foram vacinadas, sendo trabalhadores da área da saúde (652), gestantes (242), puérperas (40), idosos (4.902), pacientes com comorbidades (1.522), e crianças (1.372).
Ela relatou ainda que a vacina é produzida em ovos embrionados, é imunogênica e segura, com mínimos efeitos colaterais.
Segundo o DataFolha, apenas 4% dos vacinados referiram algum tipo de reação. “É muito difícil dar reação, mas as reações são febre, dor no local da aplicação e mialgia”, disse ela.
Estudos comprovam a eficácia da vacina de 70 a 90% de adultos e jovens, de 30 a 40% em idosos, e comprovam, ainda, 70% de eficácia em casos de pneumonia e hospitalização, a redução de 19% da hospitalização de pacientes com doença cardíaca e cérebro-vasculares, e a redução de 50% das mortes.
A vacina é eficaz de 40 a 90% em crianças, após a aplicação de duas doses, e de 50 a 70% em crianças asmáticas. Em gestantes e lactentes até seis meses de idade foram comprovadas 63% de redução de doença respiratória aguda pelo vírus influenza e em filhos de mães vacinadas durante a gestação. Nesses estudos os lactentes foram amamentados em uma duração média de 14 semanas.
A vacina é contraindicada a pessoas que tiveram reações anafiláticas em doses anteriores, têm reações anafiláticas após ingestão de ovo, reação a qualquer componente da vacina e não é contraindicada para pacientes imunodeprimidos ou com doença crônica.
“Em clinicas particulares, sendo as mais próximas em Jales, é possível se vacinar, e a trivalente custa de R$ 70 a R$ 120,00. A composição da vacina do SUS e da particular é a mesma. A única diferença é que há, em poucas clínicas, a quadrivalente, que, além de combater os três vírus que a trivalente o faz, é eficaz na prevenção de mais um vírus da Influenza B”, afirmou a enfermeira Drielen.
Morte e casos em Santa Fé
Foi confirmada a primeira morte por H1N1 em Santa Fé. Trata-se de uma mulher, de 55 anos, que faleceu na madrugada do dia 5 deste mês.
A Secretaria de Saúde de Santa Fé, através da assessoria da Prefeitura, informou que, além da morte, são 29 casos notificados, sendo que destes, seis casos são positivos, 20 negativos e três aguardam resultados.

Última Edição