O adeus ao grande comunicador Arlindo Sutto

Publicado em 23/04/2016 00:04

FOTO 02 FOTO 03Faleceu na noite do último sábado, 16, às 23:10, aos 84 anos, de infarto, o radialista e comunicador Arlindo Sutto.
Proprietário das rádios Dinâmica AM e Dinâmica FM por mais de 30 anos, deixa a esposa, 4 filhos, 7 netos e 3 bisnetos.
Investiu na radiodifusão de Santa Fé do Sul a partir dos anos 60, quando, ao lado de Mauro José André, arrendou a Rádio AM, fundada por Edílio Ridolfo, em 1963, e posteriormente fundou a Rádio Dinâmica FM.
Foi vereador e presidente da Câmara Municipal no período de 1964 a 1966, e vice-prefeito de Armando Rossafa entre 1989 a 1992, e de Itamar Borges por dois mandatos, de 2001 a 2008.
Consta que embora estivesse passando por alguns problemas de saúde há alguns anos, Sutto estava bem nos últimos tempos, porém, de acordo com informações colhidas por O Jornal, na noite de sábado, sua esposa, ao chama-lo na sala para ir para o quarto dormir, já o encontrou sem vida.
Seu corpo foi velado na Câmara Municipal de Santa Fé, onde centenas de amigos e familiares se fizeram presentes. Seu sepultamento aconteceu às 17:00 de domingo, 17, no Cemitério São João Batista.
No próximo dia 20, quarta-feira, Arlindo Sutto completaria 85 anos.
Emissoras de Rádio
Rádio Santa Fé
Com a expansão da cidade, o crescimento do comércio e a necessidade da divulgação de notícias, principalmente para a zona rural, era indispensável a instalação de uma emissora em nossa cidade.
A concessão, que na época era concedida pelo Governo Federal através do Departamento dos Correios e Telégrafos, órgão vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas, ocorreu no dia 28 de janeiro de 1965 e foi outorgada aos senhores Olinto Ridolfo e Edílio Ridolfo, que eram sócios nas Rádios Cultura de Jales e Educadora Rural de Fernandópolis.
A Rádio Santa Fé iniciou as suas atividades na Avenida Navarro de Andrade, em uma casa alugada. Era uma casa afastada, com um vasto terreno à frente, onde posteriormente foi construído o prédio de número 1080.
Era uma emissora em AM, com uma potência de 1000 Watts, cujo prefixo era ZYR-268 e funcionava diariamente das 6:00 às 24:00 horas.
No final do ano de 1965 a emissora foi arrendada aos senhores Arlindo Sutto e Mauro José André que, em 1966, adquiriram a concessão.
A emissora tinha uma programação versátil e dirigida a todas as classes e muito contribuiu no desenvolvimento regional.
O evento mais significativo e encabeçado pela Rádio Santa Fé foi a participação de Santa Fé do Sul no programa Cidade contra Cidade, realizado em 11 de julho de 1969 pelo Programa Sílvio Santos, na TV Tupi, Canal 4, de São Paulo, onde teve como adversária a cidade de Frutal, Minas Gerais. Na ocasião, houve uma mobilização maciça da população através de campanhas diversas visando a arrecadação de fundos para a participação naquele evento.
Inicialmente foi lançado um livro de ouro, com a participação do comércio, que, através da orientação da Associação Comercial e Industrial de Santa Fé do Sul, muito colaborou, além da participação de diversas pessoas da cidade, mas, dada a intensidade do evento, muito mais se fazia necessário arrecadar. Então, os diretores da Rádio mobilizaram todo o seu quadro de funcionários, e iniciou-se uma verdadeira peregrinação, realizando shows em circos, cinemas, clubes e salões nas cidades da região, a fim de aumentar os valores arrecadados.
Em função de ampliar suas instalações, um novo prédio foi projetado erigido na Rua Sete, já em uma construção ampla e confortável. Era uma nova era para a Rádio Santa Fé, cujo prédio foi concluído no início de 1970.
Algum tempo depois, ainda naquele ano, a emissora passou a funcionar em prédio próprio, localizado à Rua Sete, número 1057. Ali, foram realizados vários programas de auditório, festivais de calouros, programas sertanejos, e, pelos seus estúdios e palco, passaram muitos artistas de renome e consagração popular, salientando-se que a cantora Jaíne foi participante dos programas de calouros realizados no na emissora.
Infelizmente, para tristeza da população local e de toda a região, às 14:00 horas do dia 6 de novembro de 1973, por decreto Presidencial, a Rádio Santa Fé foi considerada extinta (perempta). Além dela, várias emissoras foram fechadas, inclusive a Rádio Difusora Riopretense, de São José do Rio Preto.
Os Estados de Minas Gerais e Mato Grosso ficaram privados de um importante elo de comunicação da época. Várias cidades daqueles Estados tinham pacientes internados nos hospitais de Santa Fé do Sul e o único elo de comunicação para saber o estado de saúde dos doentes internados era através da emissora, considerando-se que na ocasião os meios de comunicação em vastas regiões eram precários. Logo, os diretores da rádio, o poder público local, representado pelo Executivo e o Legislativo, se mobilizaram no sentido de buscar soluções para a reabertura da emissora.
Vários contatos, ofícios, documentos e demais formas de se vencer a burocracia da época foram providenciados, e, finalmente em 20 de julho de 1974, a Rádio Santa Fé voltou a funcionar normalmente.
Vale ressaltar o artigo publicado em “O Jornal” de Santa Fé do Sul, de 28 de julho daquele ano, que relatou: “Quando se for escrever a história de Santa Fé do Sul, uma data, com toda certeza, será destacada pela sua inegável importância: 20 de julho de 1974. Nesse dia, um sábado como outro qualquer, a cidade e a região deixaram o mutismo a que estavam entregues desde novembro do ano passado. Exatamente às 17:45 horas entrou no ar a Rádio Santa Fé, em meio a alegria de toda a população. O retorno da emissora com seus programas tradicionais, prestando relevantes serviços de utilidade pública foi efusivamente saudado. Centenas de pessoas compareceram ao auditório da Rádio desde as primeiras horas da tarde e a emoção se fez sentir em maior intensidade quando ouviu-se a identificação da emissora”.
Posteriormente, Arlindo Sutto adquiriu a parte de Mauro José André e permaneceu sozinho como proprietário da emissora.
Em 4 de fevereiro de 1977 a emissora mudou a razão social, passando a chamar-se Rádio Dinâmica de Santa Fé Ltda.
Dentre os profissionais que trabalharam na emissora, podemos citar seus diretores Edílio Ridolfo, Olinto Ridolfo, Arlindo Sutto e Mauro José André, Arlindo Sutto Júnior e Helena Coelho Rubinho (diretora gerente).
Foram secretárias Rosa Moretti, Zenaide Barguena e Helena Coelho Rubinho, e seus principais locutores foram Mauro José André, Arlindo Sutto, Joel Alves, Carlos Batistela, Virgilio Brito, José Fernandes, Nestor Machado, Antonio Carlos Camargo, Antonio Prioli, Rubens Santos, José Gonçalves da Silva (Zé Macaco), Raimundo Silva, Jota Sardinha, Silvanir Lima, Marcos Alberto, Betto Gomes, Silvanir Lima, Sérgio Luiz, Sinval Vieira, Gil Fabiano e outros.
Operadores de Som foram José Ribeiro, Vitrolinha, Douglas Mendes, José Benatti, Odair Rossafa, Décio Rossafa, Lélio Márcio Teixeira (Cebolinha), Anquisses Alécio dos Santos, Alírio Gonçalves, Maria de Lourdes Coelho Rubinho e João Antonio Coelho.
A Rádio Dinâmica AM continuou prestando bons serviços à cidade toda a região, com uma boa programação, até que, em agosto de 2002, sua concessão foi vendida ao senhor Pedro Lirussi e seu filho Leandro de Almeida Lirussi, passando então a chamar-se Rádio Nova Dinâmica.
Inicialmente a emissora continuou funcionando no mesmo prédio junto a Rádio Dinâmica FM, e, alguns meses depois, transferiu-se para o prédio localizado à rua doze, número 303.
No início do ano de 2004, a emissora mudou sua razão social, passando a pertencer ao Sistema Santafésulense de Comunicação Ltda, de propriedade de Pedro Lirussi e Mirian Regina de Almeida Lirussi. O nome da emissora foi mudado para Rádio Santa Fé, nome de origem da emissora.
Rádio Dinâmica II – FM
No dia 23 de novembro de 1987 a cidade ganhava mais uma emissora. Era a Rádio Dinâmica II – FM, 103 MHZ. A notícia se confirmou logo pela manhã. O Diário Oficial da União daquele dia publicava a Portaria 232 do então Ministro da Comunicações, Antonio Carlos Magalhães, outorgando à Rádio Dinâmica de Santa Fé Ltda., a concessão da emissora.
Foi uma grande festa! Fogos de artifício espocavam por toda a cidade e muita gente se dirigiu ao prédio da Rádio Dinâmica AM para cumprimentar o radialista Arlindo Sutto pela grande conquista.
A concessão fez justiça aos grandes serviços prestados por aquele radialista e sua equipe pelo que fizeram pelas comunicações radiofônicas na cidade e região, para, em FM, desenvolver também um bom trabalho radiofônico voltado para a comunidade.
Como a construção da aparelhagem técnica, dos transmissores de Frequência Modulada, que, na ocasião, não eram fabricados em série, e, sim, sob encomenda, por de seguir as especificações técnicas do projeto a Rádio Dinâmica II – FM, somente começou a operar em caráter experimental em fevereiro de 1988, fazendo os ajustes necessários e preparando-se para oficialmente entrar no ar.
Em 15 de fevereiro de 1989 a Rádio Dinâmica II-FM, oficialmente entrava em operação. Uma emissora essencialmente musical, pertencente aos mesmos diretores da Rádio Dinâmica AM e ambas passaram a funcionar no mesmo prédio, situado na Rua Sete, número 1057.
Desde então, a Dinâmica II-FM vem operando com uma programação destinada a todas as classes e divulgando os eventos de grande importância.
Tem um bom trabalho de jornalismo, programação de esportes, além da programação musical. É uma emissora que tem muita audiência na cidade e toda a região, inclusive Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

Última Edição