Presidente da ACE fala sobre as inovações decorativas do Natal em Santa Fé

Publicado em 9/12/2017 00:12

Por Vinicius Costa

A ACE – Associação Comercial e Empresarial – de Santa Fé do Sul tem inovado a cada ano não só nos eventos durante o ano, mas principalmente nas comemorações de Natal e Réveillon, seja ajudando na decoração natalina ou em algumas promoções realizadas durante todo o ano.
Para o presidente da ACE e do SinComércio, Honório Norio Kobayashi, algumas ações só podem ser feitas com o apoio dos comerciantes. “A cada ano a ACE e o SinComércio inova nas suas decorações natalinas, e isso é feito porque contamos com a ajuda de vários comerciantes da cidade, que patrocinam algumas atrações, como a Casa do Papai Noel, a iluminação nova na Igreja Católica e o monumento ‘Eu amo Santa Fé’ ”, disse.
Ele ainda explicou que este ano a ACE e o SinComércio fizeram com que a Casa do Papai Noel consumisse menos energia. “A decoração possui painéis solares que ajudam a manter alguns equipamentos ligados, como o ar-condicionado, a chaminé e a neve. Estes painéis foram colocados pelas empresas Enersol e Dânica que nos apoiaram, proporcionando assim que esta atração fosse ecologicamente correta, ajudando assim a diminuir nos gastos com energia”, afirmou Onório.
Já quanto à iluminação da igreja, o presidente da ACE comentou que era uma atração já cobrada por várias autoridades e munícipes. “A iluminação da igreja era muito cobrada, principalmente pelo médico Helvécio Botelho Siqueira, que conhece várias cidades do país e viu que muitas delas já a possuem. Entramos em contato com o padre Lorenzo Loghi, que apoiou a ideia e deu liberdade para a instalação das luzes”, disse.
Onório Norio também comentou que o monumento “Eu amo Santa Fé” foi uma ideia do empresário Fernando Mandarini, que observou em algumas cidades que já viajou que possuíam monumentos como esses, e que poderiam se tornar mais uma atração para Santa Fé do Sul. “Este monumento foi construído pelo artista plástico Zeca Duran, que o idealizou em tempo recorde, e hoje é uma das obras mais visitadas pela população em geral e turistas. Essa atração trouxe mais embelezamento para a cidade e faz com que as pessoas que por aqui passam levem uma lembrança de que Santa Fé é uma cidade linda, unida e acolhedora”, disse.
Ao ser questionado se essas atrações tiveram um alto custo, o presidente da ACE afirmou que todas tiveram um investimento que resultarão no aumento das vendas no comércio santafessulense. “Ao todo foram gastos com essas três atrações mais de R$ 80 mil, e grande parte foi patrocinado e idealizado por empresários de Santa Fé associados ao SinComércio e a ACE, pois essas atrações fomentam a economia de nossa cidade e causa um aumento nas vendas, o que mostra que os empresários estão unidos e apoiam ideias inovadoras. Uma prova dessa união foi a Rua Nove, entre a Rua Quatorze e a Avenida Navarro de Andrade, que está sendo chamada de ‘Rua Encantada’. Ela foi toda enfeitada pelos proprietários daquelas lojas com árvores natalinas e agora estão rendendo muitos elogios de toda a população, além de gerar um espírito multiplicador, que acredito que nos próximos anos outros comerciantes também irão aderir a esta ideia. Todas essas atrações ajudaram a somar na decoração deste ano vieram para somar ao Projeto Sonho de Natal, fazendo com que o nome da cidade seja ainda mais divulgado”, finalizou Onório Norio Kobayashi.

Última Edição