Professor Lugato e Pastor Celso Capacete, candidatos a prefeito e vice-prefeito de Rubineia

Publicado em 17/10/2020 00:10

Por Lelo Sampaio e Silva

Dando continuidade à série de reportagens com os candidatos a prefeito e vice-prefeito das cidades da Comarca, os entrevistados de hoje são Professor Lugato e Pastor Celso Capacete, candidatos a prefeito e vice-prefeito de Rubineia.
Em entrevista à reportagem de O Jornal, Professor Lugato explicou que seu plano de governo é constituído por 9 eixos, ou seja, Gestão Pública; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Transporte; Meio Ambiente; Educação; Saúde; Assistência Social e Habitação; Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Pública.
Dentro do eixo Gestão Pública, Professor Lugato explicou que, se eleito, irá implantar um processo de comunicação eficaz entre as secretarias; dar transparência aos gastos públicos e nos processos licitatórios e de elaboração de concursos e processos seletivos; elaborar um Plano de Carreira que garanta os direitos e deveres do funcionalismo; garantir que haja a recomposição salarial-repasse do índice da inflação na data base/março, entre outras propostas.
“No eixo Turismo e Desenvolvimento Econômico, irei apoiar e incentivar o Museu Municipal; desenvolver as atividades turísticas de forma sustentável, valorizando o patrimônio natural, artístico-cultural com geração de emprego e renda para a população; criar um calendário de eventos para o município, incentivando o comércio local, estimulando e fortalecendo o turismo, em parceria com empresários do setor de hotelaria, comerciantes e guias locais, entre outros projetos”, destacou o candidato a prefeito de Rubineia, Professor Lugato.
Na área do Transporte, ele fez questão de salientar que uma das prioridades será a implementação do Transporte Público Municipal e Intermunicipal, através de uma licitação de menor preço.
No eixo Meio-Ambiente, haverá um planejamento de atividades com sustentabilidade; o fortalecimento do Conselho Municipal de Meio Ambiente; a criação de ecopontos para o descarte de resíduos sólidos, inclusive de resíduos de construção civil; a implementação da Coleta Seletiva. Segundo o candidato, o mesmo irá ainda realizar a limpeza e o reflorestamento das áreas verdes e praças do município; reativar a horta comunitária municipal, entre outras propostas.
Já o candidato a vice-prefeito, Pastor Celso Capacete, explicou a O Jornal que no eixo Educação, o foco será a valorização dos funcionários, visando melhores salários, suprimindo as desigualdades salariais entre os profissionais; o acompanhamento psicológico para os profissionais da Educação e alunos; a formação continuada, com convênios com faculdades, como o Unifunec e outras, para a formação continuada dos professores, incluindo EAD; a valorização das ADIs; a abertura das creches das 6 às 18h, com dois turnos, sem aumento da carga horária das ADIs; a manutenção da hora/aula de 50 minutos, entre outras propostas.
“Ampliar o horário de atendimento do Posto de Saúde para 12 horas, com dois turnos de 6 horas, respeitando a jornada de 30 horas para os profissionais da Enfermagem; prover um maior número de médicos; disponibilizar consultas agendadas por meios eletrônicos, telefones ou presencial, evitando filas e descontentamentos; ampliar o atendimento pelo Programa Estratégia Saúde da Família; promover a ampliação do horário da farmácia municipal para 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, estendendo o atendimento presencial em Esmeralda serão alguns dos pontos que destacaria no eixo Saúde”, explicou Professor Lugato.
Dentro do eixo Assistência Social e Habitação, os destaques de seu plano de governo são reestruturar o cadastro das famílias em situação de vulnerabilidade; realizar cursos profissionalizantes de geração de renda e inclusão social; ampliar e apoiar as atividades realizadas no CCI; dar amplo apoio e estrutura ao Conselho Tutelar; desenvolver um programa de habitação, hoje inexistente; incentivar os programas de mutirão de construção de moradias populares e criar o Conselho Municipal de Habitação.
“No eixo Cultura, Esporte e Lazer, iremos criar o Centro de Referência da Juventude com atividades culturais e esportivas e de lazer como ponto de encontro entre jovens; a Mostra Estudantil de Artes; a Escola de Música; o projeto Bairro a Bairro, que levará para os bairros apresentações musicais, teatrais e circenses; os campeonatos de futebol, voleibol e outros esportes; o projeto Melhor Idade em Movimento, com grupos de teatro, coral, festivais de dança, práticas esportivas, aulas de hidroginástica e natação em piscina aquecida, entre outras propostas”, destacou o candidato a prefeito.
Com relação ao eixo Segurança Pública, a meta é implantar o projeto “Prevenção, não Repressão”, com a instalação de câmeras de segurança nas entradas e saídas de Rubineia e Esmeralda e em espaços públicos estratégicos; manter o convênio permanente entre o município e a Policia Militar, inclusive empregando a operação delegada; montar a Brigada de Bombeiro Municipal; oferecer amplo apoio ao Conselho de Segurança Municipal (Conseg), entre outras propostas.
Segundo o candidato a prefeito de Rubineia, Professor Lugato, estes eixos partem de uma visão universal da nossa sociedade e da integração de todas as áreas, sem perder de vista o recorte das singularidades. “A coligação “Juntos Construiremos uma nova História” sabe da missão que tem pela frente e quais são os desafios e mudanças necessárias para que o município volte a brilhar. Vamos promover as mudanças que Rubineia, Esmeralda e os bairros precisam, gerando dignidade para os munícipes e desenvolvimento sustentável para o município. Iremos governar nosso município com a participação da população, de maneira ética, transparente e eficiente”, finalizou o candidato a prefeito de Rubineia, Professor Lugato.

Última Edição