Projeto Araras Canindé: 13 anos de puro amor às aves de beleza incontestável

Publicado em 20/02/2021 00:02

Por Lelo Sampaio e Silva

Há 13 anos, um grupo de apaixonados pelas araras Canindé, com o objetivo de ajudar a preservar a espécie e dar melhores condições para que elas se reproduzam, criou o projeto Araras Canindé. Na cidade há diversos ninhos artificiais espalhados para que essas aves, que hoje são o símbolo de Santa Fé do Sul, também se abriguem.
Segundo fundador do projeto, Percival Gonzales, naquela época notava-se que muitas araras estavam habitando o município e, com isso, comendo a copa das palmeiras e coqueiros da cidade. “Começamos a perceber que população de araras estava aumentando na cidade, e foi justamente daí que tivemos a ideia do projeto, ajudando na procriação das aves através da instalação dos ninhos artificiais”, disse Gonzales.
Ele explica que a repercussão do projeto, tanto nacional como internacionalmente, foi tão grande que chegou a “assustar” os membros do grupo. “Não imaginávamos que o projeto seria visto por tanta gente, que teria tanta repercussão, mas isso foi e é fruto do amor que temos pela espécie. Fazemos tudo por amor às araras, e jamais pensamos em obter qualquer vantagem financeira, transformando o projeto em um comércio”, disse o fundador.
“O ex-prefeito Ademir Maschio e o ex-secretário de Turismo, Alex Sandro da Silva, anunciaram uma parceria do município com o projeto. No entanto, não vimos muitas ações em conjunto. Infelizmente muito se falou e pouco foi feito. Na verdade, o que precisamos é de um maior comprometimento e ajuda por parte do poder público e das pessoas da cidade para que possamos instalar mais ninhos, mantê-los e monitorá-los, principalmente quando do nascimento de filhotes”, pontuou o fundador do projeto.
Pensando nisso, e como parte de seu compromisso de campanha, a nova administração já se prontificou a dar total apoio a este projeto que tanto encanta moradores e turistas. “O atual prefeito Evandro Mura e o secretário de Cultura e Turismo, Márcio Adalto, já se posicionaram sobre a parceria e o projeto, que anda um pouco esquecido, será retomado, tanto que na última terça-feira (16) tivemos a nossa primeira reunião com o secretário Márcio. Lá, ficou firmado que nesta gestão teremos o verdadeiro apoio da nova administração”, finalizou Percival Gonzales.

Última Edição