Santa Fé do sul avança com a vacinação contra a Covid-19 e 81,5% das pessoas estão totalmente vacinadas

Publicado em 13/11/2021 00:11

Por Lelo Sampaio e Silva

Santa Fé do Sul alcançou nesta semana 81,5% da população a partir dos 12 anos vacinada com as duas doses contra a Covid-19 ou com a vacina de dose única.
De acordo com o Vacinômero do município atualizado na última segunda-feira (8), 27.086 já receberam a primeira dose (92,9%); 23.748, a segunda (81,5%); e 3.340, a terceira dose ou dose de reforço (11,5%).
O novo Boletim Observatório Covid-19 da Fiocruz defende que é fundamental que se atinja o patamar de 80% de cobertura vacinal da população total.
Segundo o Boletim, essa cobertura vem aumentando no país alcançando atualmente 55% da população total, ainda distante do patamar ideal. Há também uma quantidade expressiva de pessoas que precisam retornar para tomar a segunda dose.
Com isso, o pesquisador Raphael Guimarães afirma que ainda é preciso manter as medidas de prevenção à Covid. Guimarães alerta também que o país não deve se precipitar nas medidas de flexibilização para evitar o crescimento dos números como vem ocorrendo na Europa.
De acordo com o boletim da Fiocruz, o cenário brasileiro ainda é de estabilidade nas taxas de transmissão do coronavírus. Na semana entre os dias 24 e 30 de outubro, foram notificados 11.500 casos e 320 óbitos diários, em média.
Os números representam redução de 0,7% ao dia nos registros de casos e uma menor velocidade de redução do número de óbitos no país. A taxa atualmente está em 0,4% depois de 14 semanas de redução acelerada e sustentada.
Embora o registro de casos e de óbitos por Covid se mantenha em trajetória descendente, a taxa de positividade dos diagnósticos permanece alta, o que pode ser atribuído, de acordo com o boletim, à exposição ao vírus e à presença das pessoas fora de casa.

Última Edição