Trabalhadores já podem realizar o Saque Imediato e o Saque Aniversário

Publicado em 5/10/2019 00:10

Por Bárbara Scholl

Para facilitar ainda mais para os trabalhadores, a partir de agora aqueles que possuem saldo no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ativo ou inativo, podem realizar o Saque Imediato.
Em entrevista a O Jornal de Santa Fé do Sul, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Mário Tonon, explicou que para as pessoas que tem Conta Poupança na Caixa abertas até o dia 24 de julho de 2019, podem realizar o Saque Imediato. “Para os trabalhadores que nasceram nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, já tem o crédito em conta desde o dia 13 de setembro; para os que nasceram nos meses de maio, junho, julho e agosto, também já tem o crédito na conta desde o dia 27 de setembro; já os que nasceram nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro terão o crédito em conta a partir do dia 9 de outubro”, esclareceu.
De acordo com ele aos demais trabalhadores que não tem Conta Poupança na Caixa, e que recebem em outros canais Caixa, como lotérica, correspondentes Caixa Aqui e Terminais de Autoatendimento, também podem receber. “Para quem faz aniversário em janeiro, a data de início do saque é dia 18 de outubro, e para saber sobre os demais meses podem acessar o site fgts.caixa.gov.br, ou ligar gratuitamente no 0800.724 2019 ”, explicou.
O superintendente regional salientou que “todos os trabalhadores com conta vinculada ativa ou inativa poderão sacar o valor de até R$ 500,00 por conta vinculada do FGTS, limitado ao saldo da conta observado”, comentou.
Mário Tonon ressaltou que com a Medida Provisória 889/2019, permitiu a antecipação do saque de parte do saldo do FGTS, beneficiando os trabalhadores.
Saque Aniversário
Já sobre Saque Aniversário, Mário explicou que poderá ser realizado pelos trabalhadores que possuem saldo no FGTS em conta ativa e inativa.
Ele explicou que o saque aniversário estabelecido pela MP 889/2019, é uma nova opção oferecida ao trabalhador, em alternativa à sistemática de saque por rescisão do contrato de trabalho, que permitirá a retirada de parte do saldo da conta do FGTS, anualmente, no mês do seu aniversário.
O superintendente regional afirmou que para ter direito ao saque aniversário, é necessário que o trabalhador faça a opção por essa modalidade, e aquele que fizer a opção poderá sacar um percentual do saldo do FGTS, acrescido de uma parcela adicional, anualmente.
“O trabalhador poderá optar pelo saque aniversário, a partir do dia 1° de outubro de 2019, pelo site fgts.caixa.gov.br, Internet Banking Caixa ou pelo aplicativo do FGTS. Ele poderá ainda realizar a opção pela sistemática do saque aniversário em qualquer agência da Caixa. Após o trabalhador optar pela primeira vez essa opção, caso você faça uma alteração, ela só terá efeito após dois anos”, destacou.
Mário ressaltou que o trabalhador poderá sacar anualmente parte do saldo do FGTS, caso faça a opção por essa sistemática.

Última Edição