Carla Eliane

16/11/2019 00:11
No dia 20 de novembro, comemora-se o dia da Consciência Negra em nosso país. Em apenas 10% dos municípios brasileiros esse dia é feriado e no Estado de São Paulo, em 102 municípios. Na nossa região, os prefeitos costumam expedir decretos considerando esse dia ponto facultativo nas instituições públicas. [+] leia mais
9/11/2019 00:11
Desde 1988 vivemos em um Estado Democrático de Direito, isto é, um país onde se presume que os governantes tenham respeito ao que é previsto nas leis, respeitando e cumprindo o que é definido por tal. Isso significa que as decisões judiciais (aquelas obtidas pela via que promove a [+] leia mais
2/11/2019 00:11
Filha legítima do “Velho Chico”, Concebida nas águas da Bahia, Foi de lá que eu vim. Filha de nordestinos, São Paulo foi o meu destino e justamente na área do ensino que eu me descobri. Já ensinei muito menino a ler e a escrever por aí. Num mundo cheio [+] leia mais
26/10/2019 00:10
A inclusão escolar significa acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente da etnia, classe social, religião e condições físicas e psicológicas. O termo está mais associado à inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual, mas, como podemos perceber, a inclusão é acolher a todos [+] leia mais
19/10/2019 00:10
No campo da Pedagogia, muito se divulga sobre como o professor e a professora devem agir com seus alunos, mas pouco se considera sobre as condições desse profissional, que deve estar apto a desenvolver tantas habilidades cognitivas e emocionais. Para desenvolver um bom trabalho e ser criativo, o professor [+] leia mais
12/10/2019 00:10
Quando citamos a afetividade, os aspectos emocionais e o vínculo no processo de aprendizagem, muitos questionam se tais questões não são de responsabilidade da família. De fato, a família é a primeira instância educacional, na qual valores, princípios, costumes, “bons modos”, como dizem, vêm de berço, para que na [+] leia mais
5/10/2019 00:10
Em 2003, a Lei 10.639 incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e, em 2008 a Lei 11.645 acrescentou a história e a cultura indígena no currículo escolar. Ambas as leis foram importantes iniciativas para quebrarmos a prioridade da cultura [+] leia mais
28/09/2019 00:09
O projeto “Tampinhas no chão não!”, coordenado pela professora Solange Lopes Lemes Vilches, realizado em conjunto com a Escola Estadual Prefeito Antonio Bezerra de Araujo e a Escola Municipal Prefeito Oswaldo Montanari, agitou o município de Santa Clara D’Oeste. O projeto tem como objetivo colocar em prática ações para [+] leia mais
21/09/2019 00:09
Coordenados pela professora Sandra Regina de Freitas, que ministra aulas de Experiências Matemáticas, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental escolheram a área de atuação sobre ações solidárias, elaboraram o projeto, divulgaram para os alunos de outros anos e séries e para a população, arrecadaram alimentos não perecíveis [+] leia mais
14/09/2019 00:09
Segundo dados da ABDA (Associação Brasileira de Déficit de Atenção), cerca de 6% da população mundial apresenta TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção Hiperativa). Muitos de nossos alunos, mesmo não diagnosticados, apresentam sintomas de TDAH, como por exemplo: não conclui as tarefas; perde materiais constantemente; sai do seu lugar [+] leia mais
7/09/2019 00:09
No texto da semana passada apontei argumentos que sustentam a ideia de que é inevitável pensar em aprendizagem, sem pensar em grupos. Sabemos que a aprendizagem colaborativa, sugerida por diversos autores e muito comentada nos dias atuais, envolve a aprendizagem em pares e em times. A pergunta que não [+] leia mais
31/08/2019 00:08
Por Carla Eliane dos Santos A aprendizagem se dá num contínuo movimento através das interações interpessoais e dos vínculos afetivos que as pessoas estabelecem dentro de grupos, primeiramente familiar, depois de outras instituições e que se sistematiza na escola, também através do grupo em que o indivíduo está inserido. [+] leia mais
Última Edição