Férias Escolares Antecipadas

Publicado em 21/03/2020 00:03

Foi anunciado através do Decreto n. 64.862 de 13 de março deste ano, a antecipação das férias escolares como uma das medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo COVID-19 (Novo Coronavírus).
Essa medida preventiva determina que os alunos fiquem em casa a fim de evitar aglomerações e possíveis contágios do Coronavírus.
As escolas estaduais, municipais e instituições privadas de ensino estão se organizando e orientando as famílias para que, a partir do dia 23, próxima segunda feira, as aulas presenciais sejam totalmente suspensas. Aos professores e equipe gestora será antecipado o recesso escolar.
Ainda não sabemos quanto tempo essa e outras medidas irão permanecer e, por esse motivo, os professores estão organizando atividades para que os alunos as desenvolvam em casa. Grande parte dos professores estão enviando seus contatos para que os alunos esclareçam dúvidas a respeito dessas tarefas.
A ideia é que o processo de ensino e aprendizagem não seja totalmente interrompido e que os alunos continuem aprendendo através de redes sociais, do contato telefônico e por meio de acesso à aplicativos.
Às famílias, cabem as responsabilidades de deixarem as crianças em companhia de adultos, de preferência que não sejam idosos ou pertençam ao grupo de risco; organizar uma rotina de estudos em casa; e seguir as recomendações do Ministério da Saúde: higiene frequente das mãos; limpeza de objetos e superfícies tocados com frequência; etiqueta para tossir ou espirrar; evitar apertos de mão, abraços e beijos como formas de saudação; e permanecer em casa se doente com sintomas leves.
Para organizar a rotina dos estudantes aqui vão algumas dicas: reservar momentos para leitura; para o desenvolvimento das atividades entregues pela escola; para ajudar nas tarefas domésticas; fazer ou ajudar a fazer uma receita diferente; desenhar; brincar; assistir filme em família; tirar fotos; escrever uma história; fazer surpresas para alguém querido; entre outros.
Nesse momento em que estamos nos sentindo ameaçados e temos nossa rotina alterada, é importante organizarmos as atividades para preencher, com qualidade, o tempo de nossos filhos em casa.

Última Edição