Protagonismo

Publicado em 14/03/2020 00:03

Na área educacional esse conceito está sendo muito utilizado como um dos princípios da formação dos alunos. Mas afinal, o que é ser protagonista e como ensinar protagonismo nas escolas?
Nos filmes, novelas, séries, peças teatrais ou livros, o protagonista é aquele que está no centro da história, é quem rege o enredo e, consequentemente chama mais a atenção do público.
Protagonismo na escola está relacionado à atuação do aluno em todas as etapas do processo educativo. Desenvolver o protagonismo significa permitir e criar condições para que o aluno participe, escolha, dê sua opinião e, com isso e a partir disso, desenvolva responsabilidade, criatividade, autonomia, resiliência, saiba tomar decisões, saiba trabalhar em equipe, entre outros valores importantes para conduzir sua própria vida, atuar de forma responsável na sociedade em que está inserido e se dê bem profissionalmente.
Para ajudar os alunos é preciso, em primeiro lugar, que o professor ou a professora reflita sobre o seu próprio protagonismo, ou seja, se sabe colocar e defender seu ponto de vista, fazer propostas e escolhas, ser criativo e sobre como desenvolver ou potencializar esse conceito nos e com os alunos. É importante refletir sobre as oportunidades necessárias para trabalhar e colocar em prática o protagonismo.
Abrir espaços de diálogo, nos quais os alunos sejam ouvidos e ouçam as opiniões dos outros, para que contribuam para a elaboração e manutenção das normas de convivência, por exemplo, para identificarem os problemas e proporem soluções, para decidir sobre as melhores possibilidades são momentos importantes para desenvolver o protagonismo. Não podemos esquecer que as decisões se tornem, de fato, ações implementadas.
Também é necessário que haja rotina desses momentos (reuniões com datas marcadas) para que os alunos tenham oportunidade de avaliar as decisões e corrigir os rumos para alcançar as metas e objetivos definidos com eles.
Além da valorização dos espaços como Grêmio Estudantil, Conselhos de Escola e líderes ou representantes de turma, é importante incluir os alunos no processo de ensino e aprendizagem para que reflitam sobre seu aprendizado, suas facilidades e dificuldades para decidir, junto e com o apoio do professor, o que é necessário para que seu desempenho avance.
Ser protagonista é tomar as rédeas de sua própria vida, de seu aprendizado e de suas escolhas com responsabilidade individual e coletiva.

Última Edição