Sempre é tempo de recomeçar

Publicado em 18/01/2020 00:01

Por vezes achamos que o passado determina nosso presente e nosso futuro. Por isso nos tornamos refém de mágoas e traumas.
Mas o que é o tempo senão uma maneira que o ser humano criou para se situar e determinar o iniciou e o final de um ciclo?
Todos os dias o sol nasce e se põe nos mostrando a fantástica possibilidade de poder recomeçar.
Se hoje foi um dia ruim, existe o amanhã para que possamos fazer e sentir um dia melhor.
Se erramos é porque estamos matriculados numa escola chamada vida, na qual o erro é uma tentativa, um testar de hipóteses, um ainda não saber. E é ele que nos faz crescer, evoluir, sermos melhores do que ontem.
Nessa escola chamada vida, nem sempre os caminhos são floridos. Há espinhos, pedras, atalhos para que possamos aprender e desenvolver a capacidade de enfrentarmos situações difíceis, nos adaptarmos e encontrarmos outros trajetos para chegar onde queremos.
“O tempo é o melhor remédio” dizem os mais velhos, “temos todo o tempo do mundo”, citou Renato Russo em uma de suas músicas. Nessa mágica, que é o tempo, só há uma regra: não é possível voltar ao passado (pelo menos ainda não). A lei é seguir em frente sempre.
Mesmo nas fantasiosas histórias de viagem ao tempo, as regras estabelecem que não se pode modificar o passado. Qualquer mudança, por mínima que seja, pode alterar drasticamente o presente.
Nesse primeiro mês do ano, vale relembrar algumas dicas: Viva o agora; encare seus erros como uma lição de vida, para que não voltem a acontecer; lute para melhorar sempre; e, se por um acaso não der certo: sempre é tempo para recomeçar.

Última Edição