O QUE É CIDADANIA?

Publicado em 2/10/2021 00:10

Numa explicação livre, cidadania é “o exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais por parte dos seus respectivos cidadãos”. Partindo dessa premissa, se faz importante lembrar que direitos e deveres estão intimamente ligados e se correspondem, vez que para existir justiça ambos devem estar em constante equilíbrio e execução.
O exercício da cidadania pode ser através do voto e até mesmo através de uma opinião na sua roda de amigos. Da formalidade à informalidade, a cidadania é exercida diariamente por todos nós. Assim, precisamos compreender nossa importância na organização social que estamos inseridos e tentar ajustá-la na tentativa de diminuir – sobretudo – a desigualdade social.
Exercer a nossa cidadania é também se colocar à disposição da democracia, de forma a trabalhar através dela sem “terceiras intenções”. Por qual motivo o Estado não trabalha com suas políticas públicas para formar mais o cidadão e possibilitar uma formação pública mais ampla?
Para ser cidadão é necessário entender os direitos e deveres deste, assim, aumentando a fiscalização sobre o poder público por parte dos cidadãos, realmente de forma a exigir o que há de melhor dos nossos gestores públicos.
Existe uma errônea ideia de que “política se faz apenas em ano de eleição”.
Política a gente faz todo dia, e a cidadania é algo que nos acompanha. Exercer a cidadania é ir à câmara e acompanhar aquilo que ali é feito; é requerer que os poderes promovam atos em que a sociedade possa realmente participar, e não fingir a participação social “encaixando” pessoas segundo os interesses próprios para falar em nome de “todos”… Cidadania é ter coragem!
“Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa”. Mario Sergio Cortella

Última Edição