Por que não fazem audiências públicas em nossa cidade?

Publicado em 4/09/2021 00:09

A audiência pública, numa explicação simples, é uma reunião feita de forma pública com transparência e ampla discussão buscando o diálogo com vários setores da sociedade e autoridades.
Em nosso município qualquer ente público pode convocar audiências públicas, vez que é uma das formas de se ter a participação popular na tomada de ideias. Me recordo que, em nossa cidade, realizam audiências públicas que são obrigatórias por lei, como a que trata do orçamento pra o ano subsequente.
Tanto uma Câmara de Vereadores, bem como o prefeito podem convocar audiências para tratar com a sociedade sobre assuntos pertinentes. Por que não fazem?
Tenho certeza que se muitos assuntos importantes à população fossem tratados de forma mais ampla, a eficácia da política pública em questão seria mais eficaz. Em uma audiência pública, além de ideias, há o relato de diversas realidades. E tá aí o “X” da questão: quando o poder público se interessou com o povo senão para seus próprios interesses?
O povo tem vontade de opinar, de entender e debater melhor os assuntos públicos, mas não tem oportunidade.
A Câmara Municipal, através de suas comissões, precisa possibilitar ao cidadão maior voz quanto aos assuntos públicos. O Executivo precisa permitir que o povo debata sobre as políticas públicas a serem executadas e também propiciar um momento em que realidades são demonstraras.
Por que não começam a mudar este quadro de ociosidade de audiências públicas e não começam a debater questões importantes e urgentes ao povo?

Última Edição