Dia do Artista de Teatro

Publicado em 19/08/2017 00:08

Hoje é comemorado o Dia do Artista de Teatro no Brasil. Data não conhecida por muitos, mas importante, pois a cada dia, mais e mais pessoas se dedicam a essa arte. E o artista de teatro é somente o ator? Claro que não, artista de teatro é aquele que cria, que dirige, que escreve o roteiro, que monta a iluminação, que pensa na trilha sonora, enfim, são todos os seres iluminados que fazem o espetáculo acontecer.
Mas a magia teatral não deve ser valorizada somente hoje, mas todos os dias de nossa vida, pois através delas podemos viver em outros mundos, conhecer melhor o ser humano, nos divertir, sonhar, brincar e uma infinidade de coisas que no nosso cotidiano não podemos fazer.
Hoje é dia de dar parabéns a você que fomenta o teatro, mas principalmente àqueles que fazem o teatro mais vivo a cada dia.
Você ator ou atriz de teatro é o nosso herói de hoje porque o mundo todo é um palco, e nós meros artistas. Assim nós temos que acreditar no sonho e viver a arte pela vida e vida pela arte e isso só um artista pode conseguir.
O mundo é um teatro imenso, onde os homens, quer em relação à política, quer em relação às suas profissões, às sociedades que frequentam, e até a própria religião, são cômicos mais ou menos habilidosos, todos representam, e muitos, ou quase todos, o fazem até mascarados.
O artista tem que ser gênio para alguns e imbecil para todos. Se puder ser imbecil para todos, melhor ainda. Via de regra, cada um de nós morre uma única e escassa vez. Só o ator ou a atriz é reincidente. Pode morrer todas as noites e duas vezes aos sábados e domingos. Mas pena que o nosso público só gosta do que é fácil. O riso fácil. O choro fácil. Tudo que obriga a pensar é automaticamente posto de lado.
O mundo é um teatro e o homem é a marionete. Talvez por isso que existem empresários que enriquecem com o teatro – dizem. Não fizeram teatro, fizeram negócio. Quem faz teatro, seja empresa, seja governo, estará perdendo dinheiro. Mas asseguro-lhe que quem faz teatro não se importa muito com isso.
Os homens devem saber que só Deus e os anjos podem ser espectadores do teatro da vida humana. Assim que nascemos, choramos por nos vermos neste imenso palco de loucos. No teatro do cotidiano a tragédia começa quando os dois lados acham que têm razão.
Sem a colaboração de Cacilda Becker, Francis Bacon, Nelson Rodrigues e William Shakespeare a crônica de hoje não poderia ser escrita, assim como o teatro não poderia ter existido.

Última Edição