ESCORPIÃO – Acidentes: Como evitá-los

Publicado em 14/10/2017 00:10

O escorpião é um animal que tem um ferrão na ponta da cauda e cujo veneno pode causar acidentes graves em crianças e idosos. Os escorpiões não gostam de claridade. Durante o dia procuram lugares escuros e úmidos para se protegerem. Os escorpiões vivem em terrenos baldios com mato e lixo, embaixo de pedras, pilhas de tijolos, telhas e montes de lenha. No campo vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos (buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira). Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos (baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.
COMO PREVENIR ACIDENTES:
Mantenha sua moradia sempre limpa, livre de lixo acumulado e entulho. Tape os buracos e frestas das paredes, janelas, portas e rodapés. Verifique também o telhado. Sacuda roupas, sapatos e toalhas de banho antes de usá-los. Verifique colchões e roupas de cama antes de deitar, afastando sempre as camas da parede. CUIDADO ao mexer em caqueiros e xaxins. Sapos e galinhas são inimigos naturais dos escorpiões. Esses animais comem os escorpiões e contribuem para a prevenção de acidentes.
OS 10 MANDAMENTOS DA PREVENÇÃO
Evite acumular lixo e entulho perto de casa;
Tape as frestas e buracos das paredes;
Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;
Não guarde objetos embaixo das camas;
Afaste as camas das paredes;
Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;
Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando;
Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido;
Cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas;
Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões;
EM CASO DE ACIDENTES:
Leve o acidentado IMEDIATAMENTE ao Hospital mais perto de sua região para tomar o SORO apropriado. Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento.
COMO COLETAR O ESCORPIÃO:
Com um graveto empurre o animal para dentro de um vasilhame. Você também pode utilizar uma pá de lixo para colocar o animal no vasilhame.
IMPORTANTE:
A PICADA DE ESCORPIÃO TEM CURA. EXISTE O SORO ANTIESCORPIÔNICO.
APENAS O SORO SALVA

Última Edição

primeira

primeira