Exames laboratoriais de avaliação da imunidade

Publicado em 3/06/2022 17:06

Quando falamos de cuidados com a saúde, o fortalecimento do sistema imunológico sempre vem à mente. Principalmente com a pandemia do coronavírus, a população passou a se preocupar ainda mais em proteger o organismo de invasores.
Dietas balanceadas, suplementos vitamínicos, mudanças de hábito e atividade física são algumas das maneiras que a população encontra para fortalecer a imunidade. Mas você sabe realmente como ela está?
O sistema imunológico é formado por órgãos e células que trabalham para proteger o organismo contra infecções por microrganismos, como vírus e bactérias. Pessoas que apresentam quadros de infecções de repetição podem estar com a imunidade comprometida e existem alguns exames de sangue que podem mostrar qual é o problema.
Hemograma completo
O hemograma é um dos principais exames de sangue e tem como objetivo avaliar as células que fazem parte do sistema sanguíneo do paciente. Ele analisa informações específicas dos glóbulos brancos (leucócitos), glóbulos vermelhos (hemácias) e plaquetas (coagulação). Entre as doenças que um hemograma completo pode auxiliar no diagnóstico estão: anemia, leucemia, alergias, infecções virais e bacterianas.
Na avaliação da imunidade, é preciso prestar atenção nos leucócitos, onde estão os linfócitos e neutrófilos, células importantes para de sistema imunológico. Se elas estiverem presentes em baixa quantidade no sangue, pode ser sinal de que o organismo está mais suscetível a infecções.
Imunoglobulinas
Outro exame que pode ajudar no diagnóstico e controle de tratamento de pessoas com alergias crônicas e quadros frequentes de infecções é o exame de imununoglobulina. Com uma amostra de sangue, é possível analisar a presença de anticorpos produzidos pelo sistema imunológico do paciente e em qual quantidade. Desta forma, com os resultados da análise do exame, é possível identificar doenças relacionadas à baixa imunidade. Alergias, hepatites, infecções virais, bacterianas e parasitárias são alguns exemplos. São cinco os tipos de imunoglobulina analisados no exame: Imunoglobulina A, D, E, G e M.
Linfócitos T e B
Também realizado por amostra de sangue, o exame de Linfócitos T e B tem como objetivo identificar e avaliar deficiências imunológicas congênitas de linfócitos B, deficiências combinadas de imunidade humoral e celular e deficiências celulares do timo, órgão que produz um hormônio que faz com que os linfócitos trabalhem para proteger o organismo contra invasores. Os linfócitos são as células que produzem anticorpos. Alterações nos resultados significam alterações no sistema imunológico e devem ser investigadas por um médico.
Complemento total
O exame de Complemento total é utilizado para diagnosticar doenças autoimunes agudas ou crônicas, como lúpus, e para identificar a causa de infecções de repetição. Por meio de uma amostra de sangue, o teste identifica os níveis do sistema complemento, que consiste em substâncias que agem como defesa contra infecções.

Última Edição