Novo vírus da gripe em porcos

Publicado em 4/07/2020 00:07

Cientistas chineses identificam novo vírus da gripe em porcos.
Uma cepa do vírus da gripe suína se tornou predominante em porcos na China e tem potencial para se espalhar para os seres humanos e se tornar outra pandemia, afirmam os pesquisadores.
Especialistas da Academia Chinesa de Ciências dizem que os porcos são um “principal hospedeiro intermediário” ou “vaso de mistura” para vírus que se espalham de animais selvagens para humanos.
A equipe de pesquisa chinesa estuda surtos de gripe suína em fazendas de suínos em todo o país e afirma que a última cepa pode passar para os seres humanos.
Confirma-se que apenas duas pessoas pegaram o vírus, apelidado de G4 EA H1N1, desde o primeiro surto em 2016, mas os pesquisadores dizem que ele é ‘altamente adaptado’ para infectar seres humanos.
Os pesquisadores pediram o monitoramento das fazendas e das pessoas que trabalham nelas ou perto delas, pois a transmissão adicional pode fazer com que o vírus ‘se adapte e se torne uma pandemia’.
Os pesquisadores não entraram em detalhes sobre os sintomas, já que o vírus não se espalhou amplamente em seres humanos, mas em testes do vírus em furões, eles encontraram sintomas como febre, espirros, chiados e tosse eram comuns.
Isso significa que o vírus apresenta uma chance particularmente forte de propagação da pandemia – embora eles não tenham dito se seria tão grave quanto o COVID-19 ou pior.
Todas essas evidências indicam que o vírus G4 EA H1N1 é um problema crescente em fazendas de suínos, e a circulação generalizada de vírus G4 em porcos aumenta inevitavelmente sua exposição aos seres humanos, escreveram os autores do estudo.
“Os autores realizaram uma investigação completa sobre os riscos dos vírus emergentes da gripe suína na China e mostram que há evidências de que eles podem representar um risco para a saúde humana”, disse ele.
Em resumo, os vírus G4 EA H1N1 possuem todas as características essenciais de serem altamente adaptados para infectar seres humanos, escreveram os autores.

Última Edição