Pão e circo

Publicado em 20/05/2017 00:05

Titus Flavius Vespasianus, imperador romano, sucessor de Nero, ocupou o trono de Roma noano de 69 d.C. Mentor da construção do Coliseum, coliseu com capacidade de até 80 mil espectadores, onde era realizado os grandes espetáculos de luta, proferiu a célebre frase: “Panem et circenses” que significa “Pão e jogos circenses”.
Pão e circo foi uma política aplicada no Império Romano que provia comida e diversão ao povo com o objetivo de desviar sua atenção de questões relevantes que pudessem gerar revoltas populares. Penso que ainda estamos na Roma Antiga, mas agora os palhaços estão na platéia, alheios…
Qual a diferença da Roma Antiga, a capital do mundo e os dias atuais?
O senado romano era hipócrita e corrupto. O que dizer do nosso?
A atual política brasileira nos permite infinitas comparações.
Assim nos faz pensar que, salvo raros casos, ainda somos romanos dos tempos de Vespasiano.
Como o assunto é muito atual para o Brasil de hoje, vamos tirar as nossas conclusões ao ler a “Carta do Imperador Vespasiano para seu filho Tito”.
Roma, 22 de junho de 79 d.C.
“Tito, meu filho, estou morrendo. Logo eu serei pó e tu, imperador. Espero que os deuses te ajudem nesta árdua tarefa, afastando as tempestades e os inimigos, acalmando os vulcões e os jornalistas. De minha parte, só o que posso fazer é dar-te um conselho: não pare a construção do Coliseum. Em menos de um ano ele ficará pronto, dando-te muitas alegrias e infinita memória. Alguns senadores o criticarão, dizendo que deveríamos investir em esgotos e escolas. Não dê ouvidos a esses poucos. Pensa: onde o povo prefere pousar seu clunis (bunda): numa privada, num banco de escola ou num estádio? Num estádio, é claro. Será uma imensa propaganda para ti. Ele ficará no coração de Roma pero omnia saecula saeculorum (para todo o sempre; eternamente), e sempre que o olharem dirão: ‘Estás vendo este colosso? Foi Vespasiano quem o começou e Tito quem o inaugurou’. Outra vantagem do Coliseum: ao erguê-lo, teremos repassado dinheiro público aos nossos amigos construtores, que tanto nos ajudam nos momentos de precisão. ‘Moralistas e loucos dirão, que mais certo seria reformar as velhas arenas. Mas todos sabem que é melhor usar roupas novas que remendadas. Velca eco appareat (Até um cego vê isso). Portanto, deves construir esse estádio em Roma. Enfim, meu filho, desejo-te sorte e deixo-te uma frase: Ad captandum vulgus, panem et circenses (Para seduzir o povo, pão e circo). Esperarei por ti ao lado de Júpiter”.
PS: Vespasiano morreu no dia seguinte à carta. Tito não inaugurou o Coliseu com um jogo de Copa do Mundo ou Festa de Peão, mas com cem dias de festividades. Tanto o pai quanto o filho foram deificados pelo senado romano.

Última Edição

primeira

primeira