Volta por cima

Publicado em 21/09/2019 00:09

Crítica é um comentário ou análise com maior ou menor profundidade sobre um fato, uma pessoa ou uma produção intelectual. A crítica pode ser de conteúdo favorável ou desfavorável. Desfavorável é quando o crítico não aprova o desempenho do criticado.
Todos nós já recebemos alguma crítica desfavorável. Mas será que sabemos lidar com elas?
Receber elogios é bem melhor do que ouvir críticas e muitas vezes uma crítica pode nos desapontar. Porém é no desapontamento que está a semente do real aprimoramento, amadurecimento e progresso. Portanto, há críticas que podem nos ajudar a crescer, melhorar ou nos corrigir.
No entanto, também é comum nos depararmos com críticas injustas ou incorretas, que só servem para nos derrubar ou nos magoar.
Se alguém criticar você, pode ser inveja! Muitas pessoas têm o hábito de criticar aquilo que elas gostariam de ser.
Por esse motivo precisamos nos avaliar constantemente, conhecendo nossas fraquezas, virtudes além de contar com amigos de nossa confiança que tenham coragem para nos dizer se estamos indo pelo caminho certo.
Assim poderemos filtrar as críticas que recebemos e usar aquelas que fazem sentido para o nosso aperfeiçoamento contínuo.
A música Volta Por Cima, composta por Paulo Vanzolini diz: “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.
Por ironia do destino esse samba foi composto aqui na nossa Estância, mais precisamente na “varanda” do Cacareco quando o compositor flagrou uma briga de casal onde o homem levou a pior – depois de uma bifa caiu estatelado no chão de terra vermelha, levantou, sacudiu a poeira e ainda deu uma de machão…
Contudo é preciso lembrar que levantar e seguir em frente não significa necessariamente estar indo na direção correta, mas é o “sacudir a poeira e dar a volta por cima” que fará a diferença em nossas vidas.
Sacudir a poeira pode significar colocar a crítica em uma peneira ou filtro a fim de analisar se existe sentido naquele comentário. Dar a volta por cima é justamente saber tirar lições dessa situação para o nosso benefício.
Da próxima vez que você receber uma crítica, mude o foco e encontre motivação e vitalidade para transformar desapontamentos em magníficas realizações.
Amigo leitor, afine-se para o sucesso!

Última Edição