APELIDO

Publicado em 14/03/2020 00:03

Todas as cidades têm personagens notórios e pitorescos. Geralmente quando crianças, já se destacam e adquirem apelido ou alcunha para designar a sua pessoa.
Em Três Fronteiras, Boquinha era como o saudoso Edson, era conhecido e não precisa nem dizer o porquê do apelido.
Prexeca, o Valdecir, vivo ainda, está em Três Fronteiras, graças a Deus. Gente boa, mas nunca averiguei quando e por que o seu nome foi substituído pela alcunha. Aliás se falarem o nome próprio ninguém o conhece. É melhor, se o procurarem, pedirem ‘onde mora o Prexeca’, todo mundo vai informar. E, no Dicionário, significa parte dos dedos da mão onde nasce alguns pelinhos.
Em Santa Fé do Sul, Macalé já era um jogador famoso na região. Seu nome é Osvaldo, irmão do Tigrão, de nome Valdemar, e ambos são irmãos do saudoso Formigão. Nós erámos crianças e o Renato, tio do saudoso colega advogado Jorge, tinha o futebol parecido com o do Macalé, aí resolvemos apelidá-lo também de Macalé. Ele se orgulhava quando o tratávamos pelo apelido, apesar do bonito nome de Renato.
Zorbinha não gostava do apelido e também não sei por que seu nome foi substituído pela vestimenta íntima de homem. Um dia vou perguntar a ele.
Meu irmão Gegê, aqui em Santa Fé do Sul era apelidado de Bezerrão, porque quando estávamos jogando bola no Tênis Clube, no meio do jogo, pulava o muro para ir beber leite. Lá em Três Fronteiras, além de Gegê, também era chamado de ‘Oreia’ e, segundo consta, derivava da palavra ‘orelha’, dada as suas colocações sempre ‘diferenciadas’.
Monge, hoje renomado professor de Química na Universidade Federal de Niteroi, era o apelido do Marcinho, que é irmão do Mike. Acho que o Mike recebeu esse apelido, porque era pequeno igual ao personagem de Walt Disney. Monge não sei, mas em Três Fronteiras ninguém o conhece pelo nome, salvo a família e amigos íntimos.
Meu tio Antônio Gonçalves, motorista de caminhão, recebeu o apelido de Bichancha e até hoje não há quem explique o sentido dessa alcunha. Consultei no Google e o software não encontrou nenhum significado, mas o Tio Tonho, Bichancha, tem um significado especial na vida de todos os sobrinhos e é muito querido.
Apelido, normalmente piora o nome próprio que a pessoa é registrada, mas têm alguns nomes que são piores do que o apelido.
Na internet vi que um senhor se chama Brochado e ele certamente deve estar pedindo um apelido, urgente. E veja brochado significa ‘o negociador’, mas vai explicar isso para a molecada da escola. Outro nome próprio que vi foi Dakarai e, na verdade, é de origem africana, significando literalmente ‘felicidade’.
Cada um é feliz com seu nome ou apelido. Questão de costume.

Última Edição