Felicidade não tem preço

Publicado em 1/12/2023 00:12

“Uma vez, quando eu era adolescente, meu pai e eu estávamos na fila para comprar ingressos para o circo. Finalmente, havia apenas outra família entre nós e o balcão de passagens. Esta família causou uma grande impressão em mim. Eram oito crianças, todas provavelmente com menos de 12 anos. Pela maneira como se vestiam, dava para ver que não tinham muito dinheiro, mas suas roupas eram arrumadas e limpas.
As crianças eram bem comportadas, todas em fila, duas a duas atrás dos pais, de mãos dadas. Eles estavam tagarelando excitadamente sobre os palhaços, animais e todos os atos que veriam naquela noite. Pela empolgação deles, você podia sentir que eles nunca haviam ido ao circo antes. Seria um ponto alto de suas vidas.
O pai e a mãe estavam à frente da ‘matilha’, orgulhosos como poderiam estar. A mãe segurava a mão do marido, olhando para ele como se dissesse: – ‘Você é meu cavaleiro de armadura brilhante’. Ele estava sorrindo e gostando de ver sua família feliz.
A bilheteira perguntou ao homem quantos bilhetes ele queria.
Ele respondeu com orgulho: – ‘Gostaria de comprar oito ingressos para crianças e dois ingressos para adultos, para poder levar minha família ao circo’.
A senhora do bilhete indicou o preço. A esposa do homem largou sua mão, sua cabeça caiu, os lábios do homem começaram a tremer. Então ele se inclinou um pouco mais perto e perguntou: – ‘Quanto você disse’?
A senhora do bilhete voltou a indicar o preço.
O homem não tinha dinheiro suficiente. Como ele deveria se virar e dizer a seus oito filhos que não tinha dinheiro suficiente para levá-los ao circo?
Vendo o que estava acontecendo, meu pai enfiou a mão no bolso, tirou uma nota de US$ 20 e a jogou no chão, afinal não éramos ricos em nenhum sentido da palavra.
Meu pai se abaixou, pegou a nota do chão, deu um tapinha no ombro do homem e disse: – ‘Com licença, senhor, isso caiu do seu bolso’.
O homem entendeu o que estava acontecendo. Ele não estava implorando por uma esmola, mas certamente apreciou a ajuda em uma situação desesperadora, dolorosa e constrangedora.
Ele olhou direto nos olhos do meu pai, pegou a mão dele entre as suas, apertou com força a nota e, com o lábio tremendo e uma lágrima escorrendo pelo rosto, ele respondeu; – ‘Obrigado, obrigado, senhor, isso significa muito para nós’.
Meu pai e eu voltamos para o nosso carro e dirigimos para casa.
O dinheiro que meu pai doou era com que íamos comprar nossos próprios ingressos.
Embora não tenhamos conseguido ver o circo naquela noite, nós dois sentimos uma alegria dentro de nós muito maior do que ver o circo e o que ele poderia nos proporcionar.
Naquele dia, aprendi o valor de dar. O doador é maior do que o receptor.
Se você quer ser grande, maior do que a vida, aprenda a dar.
O amor não tem nada a ver com o que você espera receber – apenas com o que espera dar, o que é tudo.
A importância de dar e abençoar os outros nunca pode ser superestimada porque sempre há alegria em dar.
Aprenda a fazer alguém feliz por meio de atos de generosidade.
Katharine Hepburn, excepcional atriz americana, filha do nosso herói de hoje.

Última Edição