SIGNOS E MORADIA

Publicado em 21/04/2018 00:04

Os signos ajudam a identificar os objetos entre si. Não é o da astrologia que me refiro no título. É o signo referente ao fenômeno da comunicação, em que se estuda significante e significado. A gente nasce e não sabe falar nada. Praticamente nada. Depois a gente vai vendo os objetos e colocando ‘apelidos’, ou seja, nomes.
Pode acontecer que a gente aprende a falar a palavra e não sabe nem o que significa. Isso acontece muito! Pode ser que a gente conheça o objeto e não sabe o seu nome.
Quando entrei na casa do seu Lazinho foi a primeira vez que conheci uma moradia onde o local não acomodava dignamente aqueles que ali permanecessem.
Fui percebendo, em observação, que os pássaros tinham o lugar habitualmente onde se encontravam ou reencontravam no entardecer. As galinhas subiam nos galinheiros para dormirem.
É uma condição de vida da natureza o repouso noturno e, com ele, a necessidade da ‘casa própria’.
As pessoas após trabalharem voltam para sua morada para descansarem e, no dia seguinte, estarem prontas para o batente.
Ocorre que quando adentrei no ‘barraco’ do seu Lazinho vi uma situação que eu não sabia definir. Só pude perceber que qualquer ser humano da Terra alojado naquele local não se sentiria bem, não repousaria, não descansaria e, geralmente, para lá não queria voltar.
Depois, mais tarde, descobri tratar-se de moradia sub-humana.
Seria por isso que seu Lazinho, todo início de noite, ao chegar meio empoeirado do serviço, suado, depois de capinar, parava na vendinha e tomava umas pingas para acabar de chegar em ‘casa’, anestesiando seu cansaço e poder assim dormir.
Ou era só vício!
E lá, no ‘barraco’, estava Dona Luiza, após ter lavado as roupas, limpar a ‘casa’, esperando Lazinho, sem a janta, pronta para acordar as 4:00 horas para fazer a marmita no outro dia, para o Lazinho ir trabalhar.
Dona Luzia só saía dessa dura ‘rotina’ quando tinha serviço e era para acompanhar o seu marido nos sítios para ‘roçar o pasto’. ‘Roçar pasto’, cujo significado nunca tive compreensão.
Signos, significantes e significados cada um tem conforme sua ‘miopia’ (questão de ótica ou condição de vida).
Já os signos, da astrologia, dependem somente do dia, local e hora do nascimento para definir o seu destino. A moradia depende da ação humana voltada para o bem comum, chamada política.

Última Edição