Tópicos da Semana – Edição de 10/06/2022

Publicado em 26/06/2022 15:06

Por Lelo Sampaio

Golpe na Santa Casa
Na última quarta-feira (8), a provedoria da administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Fé do Sul informou que estão ocorrendo tentativas de golpes por estelionatários.

Papo falso
Os elementos se passam por profissionais de saúde da entidade informando que pacientes internados precisam de determinados exames e que o SUS não os cobrem e solicitam depósitos de valores através de PICs ou transferências bancárias.

Prática proibida
É importante ressaltar que a Santa Casa de Misericórdia não faz contato com familiares para exigir qualquer tipo de pagamento para a realização de exames ou procedimentos, haja vista que tal prática é proibida no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Olhos abertos
Mediante algum tipo de cobrança através de ligações telefônicas ou outros meios, a provedoria está orientando a todos que não realizem qualquer pagamento.

Fragilidade alheia
Cabe ressaltar que a investida de golpistas sobre pacientes e seus familiares é uma prática antiga e muito comum, não só na Santa Casa de Santa Fé do Sul, mas em muitos hospitais do Brasil. O fato é que como alguns pacientes estão em estado mais grave, pessoas mal-intencionadas tentam aplicar golpes financeiros, com pedido de pagamento de exames, medicamentos e outros procedimentos.

Última Edição