Tópicos da Semana – Edição de 21/02/15.

Publicado em 20/02/2015 23:02

Por Mário Aurélio Sampaio e Silva

Charge: Leandro Gusson (Tatto)

Charge 21-02-2015Feliz 2015
No Brasil, o ano realmente só começa depois do Carnaval. E a pauta de desafios para 2015 é extensa: aumento da energia, problemas no abastecimento de água, cancelamento da Refinaria Premium II no Ceará, controle da inflação e liberação de recursos contingenciados pelo governo. A partir de agora é que se saberá qual será o real impacto dos cortes no orçamento federal e suas consequências para a população.
Natimorto
O ano foi considerado perdido antes mesmo de “nascer”. As más notícias sobre a conjuntura econômica sugeriam um salto no tempo, mas somente agora se pode separar a questão das divergências políticas do que há de concreto. Até o final da semana passada, analistas do mercado financeiro pesavam melhor a relevância das informações que poderiam impactar no balanço das empresas.
Então, iniciamos qual 2015?
O ano começou com as posses de Dilma Rousseff e Geraldo Alckmin mostrando um País politicamente dividido, com o agravamento da crise da Petrobras e das crises hídrica e energética. Na economia, medidas amargas foram adotadas com a alta dos juros, dos combustíveis e da energia elétrica, definindo um cenário de baixo crescimento e aumento do desemprego.
E dá-lhe crise
O recado para todos nós, cidadãos, já foi dado, haverá um recuo no crédito, com os juros mais altos e inflação crescente, para no segundo semestre a economia estabelecer um ritmo melhor. Isso significa que pode ganhar mais quem deixar o dinheiro aplicado, arrumar melhor suas despesas e tiver recursos para descobrir boas oportunidades de negócios neste momento extremamente crítico.
Vimos o filme
Quem viveu os anos 1980 e 1990 sabe o que é aperto. Portanto, isso não é novidade para ninguém, e 2015 pode ser um ano de maior consciência das estruturas necessárias para o País e das bases do crescimento que ser quer gerar.
Doença fiscal
O Brasil vem sofrendo de uma verdadeira doença fiscal, com impostos e mais impostos, e agora chama o contribuinte para “pagar o pato”. Na próxima quarta-feira, 24, o Senado tentará derrubar o veto da presidente Dilma Roussef à correção de 6,5% da tabela do Imposto de Renda na fonte em 2015.
O caso
No ano passado, o Governo editou uma Medida Provisória com a correção de 4,5%, porém a proposta não foi votada a tempo e literalmente caducou. Os parlamentares, na ocasião, decidiram incluir uma correção de 6,5% na tabela na MP, que foi aprovada e levada à sanção presidencial.
Veto
A presidente, por sua vez, foi orientada para que vetasse o artigo e, em seguida, editasse outra medida, voltando, assim, à correção original de 4,5%. Se assim o for, o imposto retido na fonte ainda será pela antiga tabela, o que fará com que os empregadores compensem o imposto nos próximos salários de seus funcionários.
Água!!!
As chuvas deste mês estão ajudando a recuperar o principal reservatório de água de São Paulo – o Sistema Cantareira –, com 228 mm, mais do que a média histórica que é de 199 mm. O nível do reservatório, que estava em 5% da capacidade no início deste mês, já subiu para 8,3 %.
Ainda é pouco
Em meados dos anos anteriores, por exemplo, tinha muito mais água. Para se ter uma ideia, em 2010, 95,2% do reservatório estavam preenchidos; e esses 8% de agora ainda incluem duas cotas do volume morto, como é chamada a “reserva técnica”. Sendo assim, sem essas cotas, o nível vai para o negativo, ou seja, -20,9%, e, com isso, ainda é preciso reduzir o uso de consumo de água em casa.
Por aqui
Em Santa Fé, segundo o ETA – Estação de Tratamento de Água – durante o mês de fevereiro choveu 162,6mm; na represa, do lado direto, sentido Mato Grosso, o nível é de pelo menos 70%; a outra, onde estão instalados os conjuntos de moto-bombas, 80%; entretanto, todos temos que ter a consciência de que a água jamais deve ser desperdiçada, embora esse hábito esteja impregnado na maioria dos brasileiros.
Cesp
Segundo a assessoria de imprensa da Cesp – Companhia Energética de São Paulo –, o nível do reservatório da Usina de Ilha Solteira, à zero hora da última quinta-feira, 19, era de 319,62mm. O nível mais alto registrado em janeiro deste ano foi de 320,47; e o mais baixo, no mesmo período, de 318,77mm. A informação é de que a Cesp opera no momento de acordo com as determinações do NOS – Operador Nacional do Sistema Elétrico –.
A Farra do Farra
Muito embora tenha atraído milhares de pessoas para Santa Fé, parece que o Bloco Farra vem perdendo sua força, haja vista que, diferentemente do previsto, ou seja, um público de 70 mil pessoas, este ano não deve ter passado da metade, segundo o que se comenta pelos quatro cantos da cidade.
A Farra do Farra II
A grande maioria dos foliões este ano adotou, como no ano passado, a regra “uma caneca de cerveja para cada duas jogadas para o alto”. O lema era molhar as pessoas, num desperdício total, como quem pensa que “paguei, então jogo fora o que eu quero”.
Sonho de Natal
O Projeto Sonho de Natal, que iluminou e encheu a cidade de cores e brilhos no final o ano passado e início deste, está sendo motivo de chacota por parte de muitos internautas; isso porque restam ainda alguns enfeites a serem retirados, o que, na verdade, já deveriam ter sido recolhidos e devidamente guardados pela equipe do projeto.
Casa do Papai Noel
Nesta semana, um indivíduo postou no Facebook uma foto da Casa do Papai Noel, que também ainda não foi retirada da Praça Salles Filho. Nos dizeres da referida foto, lê-se “Aluga-se casa, no Centro de Santa Fé, em local privilegiado. Tratar com o Papai Noel ou na Prefeitura de Santa Fé do Sul”.
Responsabilidade
Muitos leigos ainda andam postando blá-blá-blás por aí, e isso vem acontecendo há alguns meses. Neste caso, a responsabilidade não é do prefeito e tampouco da Prefeitura, mas, sim, da ACE, que, por sua vez, informou que a Casa não foi retirada pelo simples fato de o serviço ser realizado, como todos os anos, no final de fevereiro.

Última Edição