Tópicos da Semana – Edição de 3/06/2022

Publicado em 25/06/2022 15:06

Por Lelo Sampaio

Segurança sanitária
O crescimento de casos positivos para a Covid-19 no país, na região, em Santa Fé do Sul ou em qualquer outro lugar só mostra que o país foi precipitado ao flexibilizar as medidas de segurança sanitária, principalmente pela liberação do uso de máscaras em locais fechados.

Precipitado
Foi precipitado porque a pandemia não acaba por decreto e a flexibilização pelo governo federal e em alguns estados e municípios nunca teve um suporte do ponto de vista técnico e científico, o que está diretamente associado ao registro de aumento de novos casos da doença do novo coronavírus.

Desaparecendo
Antes, item de primeira necessidade, as máscaras de proteção contra a Covid-19 foram, aos poucos, sumindo do rosto dos brasileiros. O fenômeno, felizmente, foi fruto do avanço da imunização contra o vírus e de um maior controle dos índices epidemiológicos da doença. Mas esse panorama tem mudado com a proximidade do inverno e o crescimento da incidência das doenças respiratórias.

Como assim?
Não se pode brincar quando um sujeito cuja esposa estava com Covid e procura o local recomendado para fazer o teste. Em Santa Fé do Sul, um determinado médico se recusou a fazê-lo “tão somente” porque a esposa do referido paciente estava com o novo coronavírus. E mais, disse não acreditar no vírus, tanto que não permitiu que um ou mais filhos se vacinassem.

Recomendação
O coordenador do Comitê de Saúde do estado de São Paulo, o médico João Gabbardo, disse na última quarta-feira (1°) que o número de casos de Covid no estado é muito maior do que os índices apontam, uma vez que os dados não incluem os testes feitos em casa. Por conta disso, o grupo recomendou que as pessoas voltem a usar máscaras em ambientes fechados, como salas de aula, escritórios e cinemas.

Região
Muitas cidades da região já estão adotando esta medida, como em Guapiaçu, Altair e Glicério, onde o uso de máscaras voltou a ser obrigatório nos estabelecimentos de ensino, comércio em geral, instituições e igrejas. Já em Cedral, Icém, Tabapuã, Tanabi, Ariranha, Bálsamo, Adolfo, Bady Bassitt e José Bonifácio existe uma recomendação para que os moradores e alunos usem o item de proteção contra a Covid-19. Não se sabe ainda se Santa Fé do Sul entrará neste grupo.

Última Edição