O papel do nutricionista em vigilância sanitária de alimentos

Publicado em 24/12/2021 00:12

O nutricionista é responsável por se integrar à equipe, participando de forma ativa na elaboração e na revisão de normas do setor, assim como cumprir e fazer cumprir a legislação dentro da empresa.
Já existem nutricionistas especializados em vigilância sanitária no mercado de trabalho. Dessa forma, é possível se especializar na área para otimizar os processos operacionais e atender todas as normas da Anvisa, contribuindo na melhoria dos seus objetivos.
Os funcionários do estabelecimento necessitam estar sempre com uma boa saúde, livre de qualquer doença, virose ou patologia, inclusive ferimento e incisão que possam ocasionar contaminações. Também é proibido o uso de acessórios e o manuseio de dinheiro. As unhas precisam ficar sempre higienizadas e o cabelo protegido por toucas.
Os treinamentos práticos e teóricos visam informar aos colaboradores sobre o método de higiene e preparo dos alimentos, apresentando as melhores técnicas, doenças que podem ser transmitidas, agentes contaminadores e seus riscos para a saúde. Essa capacitação é indispensável perante a legislação, pois assegura o bom consumo, além de comprovar a aptidão dos funcionários para executar a atividade.
Aqueles que dizem não ter tempo para uma alimentação saudável, cedo ou tarde terão que arrumar tempo para cuidar da saúde perdida.
Vá ao nutricionista. Feliz Natal e não se esqueça, nas compras para sua ceia de Natal esteja atento ao cumprimento das normas de higiene sanitária em todos os estabelecimentos que haja manipulação de alimentos.

Última Edição