Bebida do tipo zero é tão prejudicial quanto a normal

Publicado em 19/11/2016 00:11

Por Vinicius da Costa

Várias pesquisas apontam que o refrigerante é um dos causadores de algumas doenças sendo elas como diabetes, gastrite entre outras.
A equipe de O Jornal entrevistou a nutricionista, Camila Duran, que relatou que doenças como essas surgem devido a um desiquilíbrio no organismo causado por más escolhas alimentares e hábitos de vida inadequados, e por isso, uma alimentação inadequada eleva o risco de desenvolver praticamente todas as doenças.
“A industrialização e modernidade modificaram os alimentos, hoje tudo vem acompanhado de corantes, conservantes, estabilizantes, flavorizantes e outros produtos químicos que fazem com que estes alimentos industrializados durem mais tempo na prateleira, um exemplo fácil, o leite natural dura de dois a três dias na geladeira, o de caixinha, porque tem conservante dura até sete dias e o problema é que a base da nossa alimentação se transformou em consumir estes alimentos, e com isso, consumimos muito conservantes e produtos químicos juntos”, disse.
No caso dos refrigerantes zero e light, a nutricionista afirmou que o produto é feito de água, açúcar ou adoçante, sódio, corante e conservante. “É uma bebida que não oferece nutriente nenhum. Além disso, oferece uma grande carga de produtos químicos, essas bebidas aumentam o risco de desenvolver diabetes porque além de oferecer uma carga muito grande de açúcar, tem uma grande quantidade de produtos químicos que aumentam a inflamação e intoxicação”, relatou Camila.
Ela ainda esclareceu que o corpo não sabe o que é um corante, conservante, ou outro produto químico, ele apenas reconhece a substância ingerida como sendo um corpo estranho e assim ativa seu sistema de defesa.
“Toda vez que nosso sistema imune é ativado, há liberação de mediadores anti-inflamatórios para combater uma possível inflamação, que na realidade não existe, foi somente um corante ou conservante que estimulou isso, e isso acontece constantemente, pois ingerimos esses produtos diariamente. Esta inflamação constante leva ao desequilíbrio metabólico e aparecimento de doenças, como o diabetes, colesterol alto, elevação das triglicérides e até mesmo obesidade” relatou.
Outro risco destas bebidas, principalmente as feitas à base de cola é a descalcificação óssea, elas atrapalham o metabolismo ósseo e favorecem o aparecimento de osteopenia e osteoporose se consumidas em excesso e em longo prazo.
“Os refrigerantes, também são muito ácidos e prejudicam a digestão e absorção de muitas vitaminas e minerais, podendo levar a carência nutricional. Creio que refrigerante não deve ser consumido, pois do ponto de vista nutricional este produto não tem beneficio nenhum, pelo contrário, só traz malefícios, como por exemplo, se for ingerido frequentemente pode causar dor de estômago e gerar gases intestinais que causam dor e desconforto abdominal, devido à presença do gás presente na bebida, que faz o corpo produzir ainda mais suco gástrico, aumentando as chances de desenvolver uma gastrite”, esclareceu a nutricionista.
Ela ainda afirmou que a água é o que há de melhor para ser consumido. “A água é o líquido indispensável para manter a saúde e a beleza. Problemas como pele seca, cabelos fracos, inchaços, hipertensão e cálculos renais podem ser evitados com a ingestão de dois litros de água por dia. Além disso, a água é um forte aliado para quem deseja emagrecer, pois o seu consumo induz a sensação de saciedade”, finalizou a nutricionista.

Última Edição