Etec de Santa Fé do Sul completará cinco anosc

Publicado em 30/03/2019 00:03

Por Bárbara Scholl

A unidade da Etec – Escola Técnica Estadual – de Santa Fé do Sul completará na segunda-feira, dia 1° de abril, cinco anos de atividades na cidade, mas já está no município desde julho de 2012, com uma classe centralizada de Fernandópolis. Devido ao aniversário da unidade, está havendo desde o dia 18 de fevereiro, e irá até dia 5 de abril, ações com os alunos em comemoração a data.
Em entrevista a O Jornal, o diretor da Etec de Santa Fé do Sul, Silvio Cesar Lopes, contou que desde o primeiro ano, a escola no dia do aniversário confraterniza com os alunos, onde os mesmos são divididos em equipes e participam de uma gincana pedagógica multidisciplinar e ao final premia a equipe vencedora e canta o tradicional “Parabéns para Você” com o também tradicional bolo para os alunos.
Ele explicou que, devido à comemoração de cinco anos ser especial as atividades de comemoração iniciaram no dia 18 de fevereiro e vão até a semana do dia 5, quarta-feira. A Etec já possui em seu plano de trabalho o projeto de sustentabilidade com os recicláveis, ou seja, é um projeto constante da escola, onde os alunos trazem resíduos recicláveis para escola, que dá o destino correto e o valor arrecadado com o mesmo é revertido na revitalização do ambiente externo da escola para que os alunos tenham um melhor acolhimento nos momentos de intervalo das aulas. Assim, a gincana especial desta comemoração, lançou como uma das formas de pontuação o envolvimento deste projeto, onde a turma que trouxer a maior quantidade em quilos de resíduos recicláveis ganhará o ponto pertinente a esta modalidade. A gincana além desta ação pontual, envolverá também pontuações com a publicação de vídeos com o tema “formas diferentes de parabenizar a escola”, com a semana temática e com as atividades pedagógicas multidisciplinares que ocorrerá no fechamento da semana de comemoração que será do dia 1° de abril até dia 5, onde os alunos conheceram os vencedores e farão o tradicional parabéns e bolo e, a sensibilização final do resultado da campanha de reciclados.
Ele salientou que na gincana a atividade que tem a maior pontuação é a do projeto reciclável, e até terça-feira, dia 26, foram recolhidas mais de quatro toneladas, entre papel, papelão, plástico, alumínio e ferro e que, o valor arrecadado com a venda será revertido para comes e bebes diversificados na semana de comemoração, acima referida. “Esta ação intensiva do projeto de recicláveis envolve todos os alunos diretamente, mas de forma indireta toda a comunidade escolar, das residências até as empresas, da própria cidade e das cidades vizinhas, tendo em vista que os alunos se engajam na proposta de angariar maior quantidade de recicláveis envolvendo as empresas onde trabalham e consomem, suas residências e de seus familiares, enfim, todo o seu em torno, com o objetivo de conscientizar sobre o quanto produzimos e como descartamos os resíduos recicláveis, e, os números desta campanha já mostram que precisamos mudar nossos hábitos”, enfatizou.
Silvio destacou que a escola tem como missão, além de formar técnicos para o mercado de trabalho, formar cidadãos pensando nos requisitos sócios ambientais, socioeconômicos, e que tudo isso é trabalhado dentro de sala de aula, para que eles possam refletir nas ações de rotina do dia a dia.
A Etec de Santa Fé do Sul atende alunos da região e disponibiliza atualmente dois cursos técnicos, sendo o de Administração e o de Informática para Internet. Atualmente tem 180 alunos, com três turmas de cada curso. A escola, desde o seu funcionamento em 2012, já formou 380 alunos.

Última Edição