Filtro de barro brasileiro é considerado o melhor do mundo

Publicado em 13/09/2018 00:09

Por Daniela Trombeta Dias

O tradicional filtro de barro brasileiro é o melhor sistema de purificação de água do mundo. A pesquisa foi feita por cientistas norte-americanos que comprovou que o filtro de barro através de sua câmara de filtragem, feita de velas de cerâmica, é capaz de remover impurezas com eficiência, além de conter a presença de cloro, pesticidas, ferro, alumínio e chumbo.
Segundo a pesquisa que foi publicada no livro “The Drinking Water Book”, a eficiência do filtro de barro é resultante do processo de filtragem por gravidade, em que a água passa pelas velas e goteja lentamente para o reservatório inferior. Exatamente o que não acontece nos fluxos de torneiras ou em tubulação, já que a pressão é quem impulsiona o fluxo da água. Por isso, microrganismos e sedimentos acabam passando pelo sistema e se depositando nos copos.
Cássia Piva, de 42 anos, conta que desde criança sua mãe usa filtro e que depois de adulta comprou o filtro para que o filho pudesse tomar água. “Comprei pelo fácil acesso para que meu filho pudesse tomar água fresca sem precisar pegar da geladeira. Não sabia dos benefícios comprovados cientificamente, mas sabia que a água é filtrada e purificada praticamente naturalmente, o que é excelente”, contou ela.
Dona Tereza Custódio, de 63 anos, disse que sempre possuiu filtro. “Ainda menina minha mãe já tinha filtro de barro e eu cresci usando. Quando me casei, ganhei um e criei meus filhos bebendo água do filtro que é muito fresca e pura. Infelizmente só as pessoas mais antigas é que mantiveram o costume de usar o filtro de barro. Se as jovens mães soubessem dos benefícios, teriam em casa para que os filhos só bebessem dele”, contou ela.
Os pesquisadores que realizaram os estudos alertam que a qualidade da água dos filtros de barro depende da manutenção dos mesmos, que precisam ser limpos e ter suas velas trocadas regularmente, sendo essencial que produtos químicos ou de limpeza não sejam utilizados nesse processo. Além disso, é preciso tomar cuidado com os encanamentos, torneiras e caixas d’água da casa, a fim de garantir que a água colocada ali seja própria para o consumo.

Última Edição