LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Publicado em 3/12/2022 00:12

Em nome dela não se pode ferir outros direitos. Se o fizer receberá as consequências das normas jurídicas que protegem a vida: não posso, em nome da liberdade, com ‘animus necandi’ eliminar a vida do meu adversário e, do mesmo modo, a pretexto da liberdade não posso também ofender a dignidade e o decoro alheios.
A honra também tem status de cânone constitucional e a liberdade será relativizada, quando, a pretexto dela, se agredir outros direitos.
Críticas posso fazê-las, mas não posso ameaçar, injuriar, difamar, caluniar, impedir o direito de ir e vir e também não posso ameaçar ou violentar o Estado democrático de Direito.
A pretexto da liberdade, não posso agredir verbalmente alguém que está tranquilamente indo assistir o jogo de futebol, tal qual fizerem com o cantor Gilberto Gil. Há um limite a ser respeitado, pois a agressão não é só física.
“Eu pensei em mim, eu pensei em ti
Eu chorei por nós” escreveu o poeta agredido na sua paz. Exatamente o cancioneiro popular Gilberto Gil que mais se inspira na paz para compor suas canções (que são poemas).
A carreira musical de Gilberto Gil sugiro a leitura pelo leitor. Para encerrar um síntese de sua carreira política, cuja exemplo maior foi a criação dos pontos de cultura:
Em 1988, mesmo gravando, fazendo shows e se envolvendo em causas sociais, elegeu-se vereador em Salvador, sua cidade natal, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com exatos 11.111 votos. Em 21 de março de 1990, filia-se ao Partido Verde (PV), como membro da Comissão Nacional Executiva.
Em janeiro de 2003, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, nomeou-o para o cargo de ministro da Cultura, nomeação que originou severas críticas de personalidades como Paulo Autran[102] e Marco Nanini[103] em entrevistas à Folha de S.Paulo.
Entretanto, permaneceu no cargo de ministro por cinco anos e meio. Deixou o Ministério em 30 de julho de 2008 para voltar a dedicar-se com maior exclusividade à sua vida artística. Em 28 de agosto, participou da solenidade de posse oficial de seu sucessor no Ministério, Juca Ferreira.
Ele teve uma recaída e quer voltar a ser um grande artista. Gil não é imprescindível apenas para a política.
Musicalmente Gilberto Gil é uma expressão mundial.

Última Edição