NOVA CANAÃ PAULISTA

Publicado em 1/07/2022 17:07

Esse município, antes Distrito de Três Fronteiras, se emancipou graças aos trabalhos políticos do deputado federal Edinho Araújo e do então prefeito e advogado Cidinho Carrasco, com as lutas de Nelson Donini, João Faveri, Luiz Suman, Domingos Calderon, Eva, Dona Dita, dentre outros políticos daquele distrito e nossa participação na condição de procurador jurídico do município de Três Fronteiras e responsável pela formalização da documentação.
Muitas viagens a São Paulo na Assembleia Legislativa até a lei ser apelidada de ‘Lei Nova Canaã’, mas foi aprovada e enfim Canaã vira município, com o novo nome de Nova Canaã Paulista escolhido pelo saudoso e pranteado prefeito Cidinho Carrasco.
Cresci vendo épicos jogos de Três Fronteiras contra Canaã. Canaã de Icão, Cisquinho e Totó e Três Fronteiras de Pedro Julião, Zezinho Araújo, Braz e Chesma.
Depois, Nova Canaã Paulista, já com o saudoso Caçarola, Adalberto, Boi, Messias e outros com a participação do Bitota e no comando Carão Rosa e Três Fronteiras com Brigite, Niquinha, saudoso Nori e este cronista, com a direção do Tito, Nivaldo e Escanholato.
Hoje é a festa, mas foi no dia de São Pedro (29) que Nova Canaã faz aniversário.
Três Fronteiras até então tinha um município territorialmente imenso a divisão e criação do novo município favoreceu a ambos e hoje a preocupação volta à tona, pois há um projeto de lei capitaneado por Paulo Guedes (PEC do Pacto Federativo) em que municípios com menos de 5.000 habitantes sejam extintos, o que é lamentável e um retrocesso e para hialina conclusão não mais preciso do que reportar-me ao desenvolvimento do município de Nova Canaã Paulista.
Estejamos de olho, pois tal medida prejudicará a situação já consolidada, afetará diretamente o sentimento de pertencimento da comunidade de Nova Canaã Paulista, sabendo-se que a manutenção do município nenhum prejuízo causará aos cofres públicos o que revela desnecessária e ultrapassada e somos radicalmente contra essa pretensão anacrônica e desproposital.
Por isso, parabéns moradores de Nova Canaã Paulista e fiquem atentos para observarem quem tem respeito a cidadania e defende claramente o municipalismo.
Viva Nova Canaã Paulista.

Última Edição